Faça uma busca abaixo:
Posso Ajudar?

GDF convoca 522 médicos

26/01/2013

"GDF convoca 522 médicos

Monique Renne/CB/D.A Press - 23/10/12

"Em dois anos, fizemos mais do que os oito anos anteriores ao nosso governo" Agnelo Queiroz, governador do DF

Aprovados em concurso em novembro do ano passado serão chamados na próxima segunda-feira. O Correio

antecipa a lista dos selecionados para atuar em 12 especialidades. Até o fim do ano, outros 367 profissionais devem ser nomeados

» DIEGO AMORIM

O Governo do Distrito Federal (GDF) vai nomear nesta segunda-feira 522 médicos para a rede pública de saúde. A convocação, já assinada pelo governador Agnelo Queiroz, envolve aprovados no concurso público cujo resultado foi divulgado em 22 de novembro do ano passado. O Diário Oficial do DF publicará a lista dos contemplados (veja a relação completa ao lado, de acordo com a especialidade).

Dos 889 que passaram nessa última seleção, 522 - o equivalente a 58% do total - serão chamados nesta segunda-feira. Os outros 367 aprovados, segundo o governo, assumirão os cargos ao longo do ano. Os nomeados ocuparão vagas em unidades espalhadas por todo o DF, preenchidas de acordo com a necessidade das regionais de saúde.

Esse primeiro grupo envolve 12 especialidades, com destaque para as 184 contratações na área de clínica médica e para o aumento do quadro de funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que acolherá 106 aprovados. Também há números expressivos em anestesiologia, medicina intensiva, ortopedia e psiquiatria.

Entre os contemplados, 172 vão substituir profissionais temporários, cujos contratos vencem no fim deste mês. Os aprovados contarão com a progressão de carreira e poderão ganhar gratificações, o que, na avaliação do governo, garante mais estímulo ao trabalho. Além disso, os concursados ficam sujeitos a penalidades previstas na carreira.

Prioridade

O governador Agnelo Queiroz disse que a contratação de mais profissionais para a área de saúde faz parte de uma série de ações para melhorar o atendimento à população. Ele destacou a construção de unidades de pronto atendimento e de clínicas da família, além dos investimentos na rede hospitalar já existente. "Saúde é a minha prioridade como governador", afirmou.

A nomeação dos novos médicos, completou Agnelo, ajudará a diminuir a carência desses profissionais. "Concentrei todos os esforços para aumentar a equipe da saúde pública no DF", disse Agnelo, que ainda atribuiu a outras gestões a situação atual de deficit. "Em dois anos, fizemos mais do que os oito anos anteriores ao nosso governo", comparou.

O secretário de Saúde, Rafael Barbosa, adiantou que a tendência do GDF é realizar concursos por região administrativa, para evitar que faltem profissionais em cidades específicas. "Esses novos profissionais encontrarão serviços mais organizados e equipamentos para trabalhar. Isso terá reflexo direto para a população", comentou.

Anatomia Nenhum dos 11 aprovados para a especialidade anatomia patológica será chamado este mês porque o GDF identificou que, por enquanto, não há carência desses profissionais. O governo, porém, garante a nomeação conforme surja a necessidade."

Fonte: Cofen.com

Imagem: Cofen.com