Faça uma busca abaixo:
Posso Ajudar?

Fusão da Uniseb deixa Zaher como maior acionista individual da Estácio

14/09/2013

"Fusão da Uniseb deixa Zaher como maior acionista individual da Estácio

Fundador de grupo em Ribeirão Preto terá 6% das ações da rede carioca.
Empresário ampliará sistema de educação básica para a América Latina.

Chaim Zaher permanece como reitor do Centro Universitário Uniseb, em Ribeirão Preto (Foto: Adriano Oliveira/G1)Chaim Zaher permanece como reitor do Centro Universitário Uniseb, em Ribeirão Preto (Foto: Adriano Oliveira/G1)

A fusão da União dos Cursos Superiores SEB (Uniseb) com a rede de ensino Estácio Participações torna o empresário Chaim Zaher, controlador do grupo ribeirão-pretano, também um dos maiores acionistas individuais da instituição carioca. Isso porque, metade dos R$ 615,3 milhões desembolsados na transação será paga em ações, o que representa 6% do total de títulos da Estácio.

Além disso, Zaher também passa a integrar o Conselho de Administração da Estácio e continua tendo papel de destaque no Centro Universitário Uniseb-COC, já que permanecerá como reitor da instituição. “Na prática, é uma união que vai permitir aumentar o meu horizonte, sem sair de onde estou”, afirmou.
saiba mais

Fusão com Estácio permite foco em educação básica, comunica UniSEB
Estácio Participações compra Uniseb por R$ 615,3 milhões
TRE adia decisão de recurso que pede cassação de Dárcy e Marinho

Em coletiva na manhã desta sexta-feira (13), o empresário confirmou que receberá 17.853.127 ações ordinárias da Estácio e que pretende continuar com a negociação para aumentar seu poder dentro do grupo. “Eu pretendo ampliar isso na sequência, porque a minha ideia é ser um dos maiores acionistas. Venda por venda, eu já tive propostas melhores.”

Em nota, a Estácio confirmou que adquiriu os cursos de educação à distância (EAD), graduação e pós-graduação da Uniseb. A operação não inclui as sociedades Empresa Brasileira de Comunicação Multimídia, Instituição Escola Paulista de Ensino Superior (Iepes) e Dom Bosco Ensino Superior, da Uniseb, assim como as filiais da companhia em Maceió, São Paulo e Brasília.

Fundada em 1999, a Uniseb tem 37,8 mil alunos e três campi em Ribeirão, Araçatuba e São José do Rio Preto, oferecendo 14 cursos superiores presenciais, 13 à distância, 6 cursos de pós-graduação presencial, 24 cursos de pós-graduação à distância e 36 de pós-graduação/MBA em parceria com a FGV.
Na prática, não muda nada, diz o fundador da Uniseb, Chaim Zaher (Foto: Adriano Oliveira/G1)'Na prática, não muda nada', diz o fundador da
Uniseb, Chaim Zaher (Foto: Adriano Oliveira/G1)

Marca permanece
Zaher explicou que a fusão das duas empresas não mudará a marca Uniseb, que será mantida, inclusive em diplomas e documentos da instituição, pelo menos por enquanto. Para o empresário, a negociação confere ao grupo a oportunidade de continuar crescendo no segmento educacional. “Exemplo disso é o lançamento dos cursos de Economia, Enfermagem e Biomedicina já em 2014.”

Ainda segundo Zaher, uma mantenedora será criada para gerir administrativamente o Centro Universitário e não haverá mudanças no quadro funcional. “Não vai mudar nada, continuo como reitor e vou ter papel no conselho, mas não só em Ribeirão. A gente passa a participar das decisões de todo o grupo, que tem 400 mil alunos e está no Brasil inteiro”, disse.

Educação Básica
O empresário voltou a destacar que a venda das operações em Ensino Superior para a Estácio permitirá focar a atuação da rede COC em educação básica - as 31 unidades de Ensino Fundamental, Médio e pré-vestibular permanecem sob controle do grupo ribeirão-pretano.

Zaher já anunciou a compra de duas unidades educacionais no Rio de Janeiro e em Recife (PE) até o final deste ano e a inauguração de uma escola bilíngue em Ribeirão Preto em 2014. “No prazo de 2 anos, queremos ser ‘consolidadores’ em educação básica não só no Brasil, mas na América Latina. O que está acontecendo hoje na educação superior, fatalmente acontecerá na educação básica. E quando isso ocorrer, não vai me pegar desprevenido.”

Fonte e Imagem: G1.globo.com