Faça uma busca abaixo:
Posso Ajudar?

Final da Olimpíada de Matemática terá 472 internos da Fundação Casa

13/09/2013

"Final da Olimpíada de Matemática terá 472 internos da Fundação Casa

Segunda fase da Obmep será neste sábado, a partir das 14h30.
No ano passado, 297 jovens em medida socioeducativa foram à 2ª fase.

Interno estuda matemática na Fundação Casa (Foto: Eliel Nascimento/Fundação Casa)Interno estuda matemática na Fundação Casa (Foto: Eliel Nascimento/Fundação Casa)

A segunda e última fase da 9ª Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) será realizada neste sábado (14), a partir das 14h30, e terá a participação de 472 jovens em medida socioeducativa na Fundação Casa. Eles vão fazer as provas em salas de aula de 81 centros socioeducativos localizados na capital, região metropolitana e no interior paulista, que são ligados à rede estadual de ensino. Ao todo, a fase final da Obmep vai reunir 955 mil estudantes, sendo 590 mil do ensino fundamental e 365 mil do ensino médio.
saiba mais

De saída da Fundação Casa, jovem se apoia no estudo para ter vida nova
Aluno com paralisia cerebral é finalista na Olimpíada de Matemática
Filho de pescador, Indiana Jhones é campeão brasileiro de matemática

O número de adolescentes da Fundação Casa aprovados para a segunda fase este ano foi maior do que o de 2012, quando 297 jovens passaram para as provas discursivas do exame.

Na segunda fase da Obmep os estudantes vão responder a seis questões discursivas nas quais terão de demonstrar cálculos e raciocínio matemático durante três horas de prova. A olimpíada vai premiar os estudantes com 500 medalhas de ouro, 900 de prata, 4,6 mil de bronze e até 46,2 mil certificados de menção honrosa, além de bolsas de estudos em programa de iniciação científica. Professores, escolas e secretarias de educação também recebem prêmios. O resultado será divulgado no dia 29 de novembro no site da Obmep.
Interno da Fundação Casa durante aula (Foto: Raul Zito/G1)Interno da Fundação Casa durante aula (Foto:
Raul Zito/G1)

Aulas na Fundação Casa
As unidades da Fundação Casa abrigam atualmente cerca de 6.724 jovens. A maioria tem entre 16 e 17 anos, e apesar de já ter idade suficiente para cursar o ensino médio, está entre o 6º e o 9º ano do ensino fundamental. Os jovens chegam às unidades com defasagem no ensino muitas vezes porque abandonaram a escola e retomam os estudos durante a internação, já que a atividade é obrigatória. Grande parte é alfabetizada neste período.

Estudar faz parte da obrigação diária deles, que têm de fazer lição e passar por avaliações assim como ocorre no sistema regular de ensino, do lado de fora das unidades. Os professores são da rede estadual de ensino. Como a maioria tem defasagem no ensino, todos os adolescentes que chegam ao regime de internação passam por um diagnóstico para identificar em qual série serão matriculados. As salas são montadas por ciclos: um (da 1ª até a 4ª série); ciclo dois (da 5ª até a 8ª série) e ciclo três (do 1º ao 3º ano do ensino médio), de acordo com a demanda.

Os internos têm carga horária de 27 horas de aulas semanais para o ensino fundamental e 30 horas de aulas semanais para o ensino médio. A grade é a mesma da escola em que a unidade da Fundação está vinculada. A documentação e histórico do interno são emitidos em nome desta instituição de ensino. Em nenhum momento, é citada a Fundação Casa.

As aulas dentro das unidades seguem o modelo das escolas em que estão vinculadas. Quando há feriado, os internos não têm aulas como os estudantes do sistema regular. Os alunos têm entre cinco a seis aulas por dia de diferentes disciplinas, inclusive educação física, com duração de 50 minutos cada."

Fonte e Imagem: G1.globo.com