Filantropia em cheque no Caridade
27/04/2013
"Filantropia em cheque no Caridade
O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção à Saúde, não aceitou o pedido de renovação do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas) feito pelo Hospital de Caridade Doutor Astrogildo de Azevedo. O período é de 1° de janeiro de 2010 a 31 de dezembro de 2012. O Cebas garante a comprovação de entidade filantrópica concedendo, assim, benefícios fiscais junto ao governo federal ao Caridade. Segundo o Ministério da Saúde, o hospital não teria cumprido itens da Lei nº 12.101/2009, entre eles, a falta de aplicação de 20% da receita bruta em gratuidade na área da saúde, uma vez que não teria realizado 60% em atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Conforme o procurador da República Harold Hoppe, outro problema encontrado pelo Ministério se baseia na questão de informar sobre a necessidade de realizar mais da metade dos atendimentos via SUS.
Com tanto problema na área da saúde, com tanta demanda reprimida no SUS, por que o gestor local, o Estado e o município não disseram que precisam dos 60% em atendimentos do SUS questiona.
Segundo o provedor do Hospital de Caridade, Walter Jobim, em entrevista ao Diário na noite quinta-feira, já foi encaminhado recurso ao Ministério da Saúde.
Nós fizemos os 20 % em atendimentos gratuitos garantiu Walter Jobim.
O Hospital de Caridade espera a resposta do recurso nos próximos dias. Se for confirmado o pedido de indeferimento, será necessário realizar um novo cadastramento para a concessão da filantropia.
MultimídiaHospital de Caridade já recorreu de decisão e espera seguir com benefício"
Fonte: Cofen.com
Imagem: Clicrbs.com.br