Estudo diz que homem com testículo menor cuida mais dos filhos
09/09/2013
"Estudo diz que homem com testículo menor cuida mais dos filhos
Teoria diz que isso ocorre porque ele se dedica menos a procriar.
Cientistas mediram testículos e monitoraram atividade cerebral de pais.
Estudo feito nos Estados Unidos e publicado na revista “PNAS” aponta que homens com testículos menores têm uma tendência de se envolverem mais com o cuidado dos filhos. O pesquisador James Rilling, da Emory University, e sua equipe analisaram 70 pais com idades entre 21 e 43 anos que têm filhos entre 1 e 2 anos. Após medir o tamanho dos testículos com ressonância magnética, eles observaram as atividades cerebrais em uma região associada com a motivação parental enquanto os homens olhavam fotos de seus próprios filhos, de filhos de estranhos e de adultos.
As esposas dos voluntários também responderam questionários sobre o envolvimento dos parceiros ao cuidarem dos filhos, com, por exemplo, perguntas sobre se os homens iam a consultas médicas com as crianças ou se levantavam à noite para olhá-las.
Os cientistas observaram que aqueles pais que respondiam mais mentalmente ao verem a foto de seu próprio filho tinham tendência a participarem mais dos cuidados com as crianças e, também, tinham testículos menores.
Existe uma teoria para explicar porque os homens com testículos menores cuidam mais de seus filhos. Estudos anteriores apontam que os animais (incluindo os seres humanos) dedicam uma determinada quantidade de energia para se reproduzir. Aqueles que se dedicam mais a procriar (em tese, aqueles com testículos maiores e com mais testosterona) acabam tendo menos energia para cuidar de sua prole, e vice-versa."
Fonte e Imagem: G1.globo.com