Estrelada por Zico, campanha contra câncer de pênis indica água e sabão
24/09/2013
"Estrelada por Zico, campanha contra câncer de pênis indica água e sabão
Ex-jogador de futebol e atual treinador no Qatar gravou vídeo para ação.
Campanha focará Nordeste; além de boa higiene, camisinha evita doença.
Zico estrela campanha (Foto: Udo Kurt/Lado a Lado/Sociedade Brasileira de Urologia)Zico estrela campanha de saúde (Foto: Udo Kurt/
Lado a Lado/Sociedade Brasileira de Urologia)
O ex-jogador de futebol Zico, atual treinador do time Al-Gharafa, do Qatar, está estrelando uma campanha da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) contra o câncer de pênis, que será realizada entre esta sexta-feira (27) e domingo (29) na região Nordeste, onde há uma maior incidência de casos no país.
Em vídeo, Zico diz: "Você sabia que o pênis pode ter câncer? E a boa notícia é que a doença pode ser prevenida lavando o pênis todos os dias. Puxe a pele para trás e lave com água e sabão. Se você não conseguir puxar a pele para trás ou notar alguma ferida, procure um urologista. Câncer de pênis – água e sabão é a melhor prevenção".
O objetivo da ação, que está na quarta edição e é feita em parceria com o Instituto Lado a Lado Pela Vida, é orientar a população das cidades de João Pessoa (PB), Recife e Garanhuns (PE), Fortaleza e Reriutaba (CE) e Teresina (PI). Cerca de cem urologistas voluntários, vindos de várias cidades, vão fazer atendimento clínico e cirúrgico de baixa complexidade em hospitais públicos, além de esclarecer os pacientes sobre o assunto, com o uso de vídeo e folders explicativos.
saiba mais
80% dos casos de câncer de pênis precisam de amputação, diz HC
Detecção de câncer no pênis precisa ser rápida para evitar amputação
Brasileiros identificam gene que causa câncer de pênis mais grave
HPV pode causar verrugas genitais e câncer de colo do útero ou de pênis
Veja mais notícias sobre oncologia
Segundo o presidente da SBU, Aguinaldo Nardi, o câncer de pênis é um dos poucos que se podem evitar. Basta lavar o órgão com água e sabão, puxando o prepúcio – pele que encobre a glande, na extremidade do membro. Essa higiene deve ser feita principalmente após as relações sexuais ou a masturbação.
Além disso, é preciso usar sempre preservativo durante o sexo e fazer cirurgia em caso de fimose ou de pele sobrando na ponta do pênis, o que também favorece infecções pelo vírus do papiloma humano (HPV). Os médicos recomendam, ainda, fazer um autoexame mensal para ver se há alguma ferida ou alteração no órgão – em caso positivo, é importante procurar um urologista imediatamente.
Sintomas, diagnóstico e tratamento
Entre os principais sintomas do câncer de pênis, estão: perda de pigmentação ou manchas esbranquiçadas no órgão; feridas e caroços com secreção e mau cheiro, que não desapareceram após tratamento; ínguas na virilha e inflamações prolongadas com vermelhidão e coceira.
Os fatores de risco para a doença são: fimose, acúmulo de secreção branca (chamada esmegma) resultante da descamação das células, má higiene e situação econômica e educacional precária.
O diagnóstico precoce é fundamental para evitar o crescimento desse tipo de câncer e uma eventual amputação do pênis, o que pode trazer consequências físicas, sexuais e psicológicas para o homem. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), porém, mais da metade dos pacientes demora até um ano após aparecerem as primeiras lesões para procurar um médico.
A cirurgia é o tratamento mais frequente, mas também pode ser indicada químio ou radioterapia.
Casos no Brasil e no mundo
De acordo com o Inca, o câncer de pênis representa 2% de todos os tipos de tumores que atingem o homem, e é mais frequente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Segundo o Datasus, banco de dados do Sistema Único de Saúde (SUS), há cerca de mil amputações de pênis por ano no país.
A maior incidência desse câncer no mundo ocorre na Índia, com 3,32 casos para cada 100 mil habitantes. A menor taxa é vista entre os judeus nascidos em Israel, com números próximos a zero. Nos EUA, a incidência é de 0,2 caso por 100 mil habitantes.
Programação da campanha
Recife (PE) – dia 27, das 9h às 12h e das 14h às 17h
Instituto Médico Integrado (Imip) Professor Antônio Figueira
Teresina (PI) – dia 27, das 7h30 às 9h30, e dia 30, das 9h às 12h
Hospital São Marcos
João Pessoa (PB) – dia 28, das 8h30 às 12h
Hospital Municipal Santa Isabel e Centro Médico de Praça Caldas Brandão, Jardim das Ácacias
Garanhus (PE) – dia 28, das 9h às 12h
Hospital Dom Moura
Fortaleza (CE) – dia 28, das 9h às 12h e das 14h às 17h
Santa Casa de Misericórdia
Reriutaba (CE) – dia 28, das 9h às 12h e das 14h às 17h
Hospital Rita do Vale Rego"
Fonte e Imagem: G1.globo.com