![](/fmanager/gelson/noticias/t/imagem4285_2.jpg)
Estado do Rio terá centro de transplante
24/01/2013
Estado do Rio terá centro de transplante
Unidade funcionará no Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca
RIO — Com o fim dos transplantes de fígado e rins no Hospital Federal de Bonsucesso, o governo do Rio está habilitando o Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca, para dar início às cirurgias desse tipo. A equipe médica será a mesma, já credenciada para fazer os procedimentos. O estado vem aumentando a captação de órgãos a tal ponto que chega a exportar, principalmente rins, pela incapacidade de transplantá-los. No ano passado, foram feitas 219 doações de órgãos, quase o dobro do ano anterior.
— Desde dezembro estamos buscando uma solução para o transplante de fígado. Os transplantes de rins não apresentavam problemas, até a saída do cirurgião. Visitamos algumas unidades, e o São Francisco é o que tem mais condições de implementar o transplante. Estamos equipando uma sala de cirurgia para tal — afirmou o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes.
Explicações em 48 horas
A Defensoria Geral da União deu prazo de 48 horas, a partir de quarta-feira, para que o Hospital de Bonsucesso apresente os motivos que levaram à interrupção do serviço desde dezembro. O Ministério da Saúde, no entanto, informou não ter sido notificado. O órgão disse ainda que vem tomando medidas para recompor as equipes da unidade, sem esclarecer de que forma. Outras 20 instituições públicas e privadas estão habilitadas para realizar transplantes no Rio, segundo o ministério.
Fonte: Oglobo.com
Imagem: Cratonoticias.wordpress.com