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Especialistapede investimento federal para escolas integrais
31/08/2012
31/08/2012 - Educação
Especialistapede investimento federal para escolas integrais
Professor Marcelo Medeiros, do Ipea, diz que aumentar o tempo do aluno na escola contribui para suprir carência educacional dos pais; ele defende maior participação do governo federal na área
de maior participação do governo federal na educação básica
A adoção da escola em tempo integral, capaz de ajudar a reduzir as desigualdades sociais no Brasil e de ampliar as chances do país na competição econômica global, só será possível com ampla participação do governo federal. A avaliação foi feita ontem pelo professor Marcelo Medeiros, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), durante a segunda reunião do ciclo de audiências sobre o tema "Educação básica: responsabilidade do governo federal?" - iniciativa da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).
No encontro, presidido por Cristovam Buarque (PDT-DF), o pesquisador ressaltou o fato de que um dos principais determinantes do sucesso das crianças na escola é o nível educacional de seus pais. Mesmo que uma revolução educacional tivesse início agora, observou Medeiros, ainda seria necessário um grande período para obter os resultados esperados. Enquanto isso, acrescentou, outros países de semelhante nível de desenvolvimento, como o México, estão disparando à frente do Brasil.
- Estamos ainda presos a uma âncora do passado, representada pelo nível socioeconômico dos pais. A maneira de superar isso é suplementar o papel das famílias com a escola, alargando a duração do ensino.
Nesse sentido, segundo o professor, o "esforço gigantesco" que precisa ser feito tem de envolver o governo federal. Para ele, "ou o Brasil corre agora ou perde lá na frente".
Fonte: Senado.gov.br
Imagem: Senado.gov.br