Entenda a diferença entre o presente simples e contínuo em inglês
02/10/2013
"Entenda a diferença entre o presente simples e contínuo em inglês
Professora Berta Biondi deu dicas de gramática aos estudantes.
Presente simples indica ações rotineiras.
Apesar de ser considerado um idioma muito objetivo, sem muitas complicações, o inglês possui alguns detalhes em sua construção gramatical que pedem atenção. Muitas vezes, os estudantes costumam confundir o presente simples com o presente contínuo. A professora Berta Biondi falou dos dois tempos verbais na reportagem desta quarta-feira (2) do Projeto Educação.
Para evitar problemas de saúde, é cada vez maior o número de pessoas buscando qualidade de vida. E isto significa mudar hábitos, coisas que a gente costuma fazer todos os dias, como caminhar, correr e pedalar. No inglês, essas ações são indicadas pelo presente simples, que é sempre confundido com o presente contínuo. “O presente contínuo é a ação que faço no momento. Agora, estou falando - ‘I am talking’. Mas eu falo todos os dias, e isso é o presente simples. É uma ação que faço rotineiramente. ‘I speak’ – eu falo. ‘I’m speaking now’ – eu estou falando agora”, disse a professora.
A atenção deve ser redobrada para o uso dos verbos. “A construção verbal do presente simples usa o sujeito, verbo e complemento, que pode ser objeto direto e indireto. ‘I speak english’ – eu falo inglês. Usei sujeito I, verbo e objeto direto”, destacou Berta.
Professora Berta Biondi deu dicas aos estudantes (Foto: Reprodução / TV Globo)Professora Berta Biondi deu dicas aos estudantes
(Foto: Reprodução / TV Globo)
No presente contínuo, três letras são muito importantes: “ing”. “Na hora em que estou falando presente contínuo, a construção aumenta um pouco. ‘I’m speaking english now’. ‘I’ é o sujeito, ‘am’, o verbo to be, sempre usado com o ‘I’, e, depois, o verbo principal na forma 'ing' e o complemento. Para formar a negativa, usa o sujeito, o verbo to be na negativa, no caso com o not, mais toda a complementação. ‘I am not playing on the park’”, falou a professora de inglês.
saiba mais
VEJA TODOS OS VÍDEOS DO PROJETO EDUCAÇÃO
Física explica o que é fluxo de calor
Literatura contribui com sociedade humanizada
Chat aborda contextos histórico e literário da época de Darwin
As duas guerras são unidas pela história da Alemanha
Para fazer uma pergunta, é preciso deslocar o verbo to be para frente, no início da frase. Exemplo: Is she walking on the park?" A conjugação dos verbos na terceira pessoa do singular também exige cuidado. “Na terceira pessoa, temos que conjugar o verbo, e, para isso, vou acrescentar ‘s’, ‘es’ ou ‘ies’, dependendo da terminação. ‘She rides a bike’, ‘he plays on the slide’”, explicou Berta. Na terceira pessoa do singular, quando o ‘y’ é precedido de vogal, apenas se acrescenta ‘s’. Se for precedido de consoante, se acrescenta “ies”."
Fonte e Imagem: G1.globo.com