Faça uma busca abaixo:
Posso Ajudar?

Enfim, FAP-DF libera recursos para pesquisas

07/03/2013

"Enfim, FAP-DF libera recursos para pesquisas

Autor(es): Amanda Maia

Correio Braziliense - 07/03/2013

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) assinou, na manhã de ontem, os termos de concessão de R$ 5,6 milhões para 29 pesquisas da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Católica de Brasília (UCB) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Os recursos faziam parte de um edital de 2010 da Rede Centro-Oeste de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, mas estavam retidos.

O financiamento para os projetos do DF totalizava R$ 19,6 milhões, fornecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela FAP. As duas primeiras haviam cumprido sua parte no prazo estabelecido, enquanto a entidade do GDF, não. O evento para assinatura dos termos ocorreu na reitoria da UnB e contou com a presença do reitor Ivan Camargo; do decano de Pesquisa e Extensão, Jaime Santana; do presidente da FAP, Alexandre Gouveia; e do reitor da UCB, Ricardo Mariz.

De acordo com o presidente da FAP-DF, quando a atual gestão assumiu, em outubro de 2012, reconheceu a necessidade de reestruturação administrativa e técnica da entidade. “Tínhamos uma situação crítica de processos no Ministério Público, Tribunal de Contas e Secretaria de Transparência. Colaboramos e resolvemos a dívida com a Rede Pró-Centro-Oeste, que existia desde 2011”, explica.

Agora, eles pretendem fechar o plano de trabalho 2013/2014 com a comunidade acadêmica e política; e um planejamento estratégico a longo prazo, de 20 anos. Entre as ações, está a parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e os mecanismos de transparência, como a implementação de um conselho de ética e da lei de acesso à informação.

Pesquisas
Os professores da UnB Adriana Lofrano e Edivaldo Ximenes receberam o recurso. Adriana desenvolve uma pesquisa na Faculdade de Ciências da Saúde sobre bioprospecção de plantas do cerrado e do pantanal para tratamento do câncer. Em andamento desde 2012, com outros cinco professores e 10 alunos de pós-graduação, o projeto dependia do dinheiro para ser concluído. “Se uma agência de fomento não cumpre sua parte, não adianta todo o investimento feito pelas outras. Temos resultados parciais, mas faltava o material de consumo, como reagentes e células”, comenta.

O trabalho de Ximenes, no Instituto de Biologia, envolve a produção de enzimas com atividade integrada de biomassa de planta visando à aplicação tecnológica, como bioetanol, indústra têxtil e de papel. Mesmo com o projeto consolidado — a pesquisa acompanha o professor desde sua formação no mestrado e doutorado —, a verba era indispensável. “Precisamos, por exemplo, (de verba) para manutenção dos equipamentos, compra de reagentes e viagens a congressos, não só minhas, mas das 20 pessoas envolvidas”, justifica.

Balanço

Entre 2002 e 2012 Em 2012
Notificações expedidas às mães 27.268 5.191
Mães que compareceram às audiências 9.463 2.018
Reconhecimentos feitos nas audiências 2.637 137
Reconhecimentos feitos após as audiências 2.876 ——
Procedimentos de investigação de paternidade 5.558 664

Regiões administrativas atendidas por ano
2002 Brazlândia
2004 Paranoá
2005/2006 Ceilândia
2006 Recanto das Emas e Estrutural
2007 Samambaia e Varjão
2008 Santa Maria
2009 Planaltina
2010 São Sebastião
2011 Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Riacho Fundo 1 e 2 e Cruzeiro
2012 Santa Maria, Gama e Plano Piloto"

Fonte: Correio Braziliense

Imagem: Fab.mil.br