Enfermeiro Gelson Albuquerque é homenageado com Prêmio Anna Nery, durante 18º CBCENf
29/09/2015
Anualmente, o Sistema Cofen/Conselhos Regionais presta homenagem aos profissionais de Enfermagem que se destacam na profissão com a entrega do Prêmio Anna Nery. São reconhecidos com a honraria um representante por Estado e um do Distrito Federal.
Nesta 5ª edição, realizada na quarta-feira (16 de setembro), a personalidade distinguida por sua história de comprometimento e lutas pela Enfermagem e Setor Saúde, representando o Estado de Santa Catarina, foi o Enfermeiro Doutor Gelson Luiz de Albuquerque. A cerimônia foi realizada no Paço dos Leões, na cidade de João Pessoa, em Paraíba, durante as solenidades do 18º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (18º CBCENF).
Gelson Albuquerque, 54 anos, é Bacharel em Enfermagem e Licenciado em 1º e 2º graus (1982), Especialista em Direção Hospitalar e Sistemas de Saúde (1983), Mestre em Ciências da Enfermagem (1991) e Doutor em Filosofia da Enfermagem (2001). Foi membro titular do Conselho Diretor da Universidade de Ijuí, Presidente da Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Maringá, e Tesoureiro da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Santa Catarina – Seção Sindical do ANDES-SN. Foi Secretário Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (SUSP) da Prefeitura Municipal de Florianópolis (1994 -1995) e Secretário de Comunicação Social da Prefeitura de São José/Santa Catarina (2009-2010). Exerceu a função de Chefe do Departamento de Enfermagem da UFSC (2001-2003). Foi Vice e Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Seção Santa Catarina (1998-2001); Vice-Presidente da Federación Panamericana de Profesionales de Enfermería no período de 2000-2003. Esteve cedido ao Ministério da Ciência e Tecnologia, onde atuou como Assessor da Presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), (2006-2009), tendo focado as ações no campo da inclusão social. No mesmo período foi Conselheiro Fiscal da Agência Cyclone Space (ACS). Cedido ao Executivo Federal, desde janeiro de 2011 até 10 de outubro de 2013, atuou no Ministério da Integração Nacional, onde foi Chefe do Gabinete do Ministro até 08 de maio de 2012 e, posteriormente, Assessor Especial do Ministro e Secretário Executivo Substituto (Vice-Ministro Substituto). Foi Conselheiro Fiscal da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) de setembro de 2011 a outubro de 2012. Conselheiro Efetivo e Primeiro Secretário do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen 2009-2012; 2012-215). É professor Associado, em Dedicação Exclusiva, do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), desde 1982. Tem empreendido esforços acadêmicos, no setor da saúde, enfermagem, ciência, tecnologia e inovação (CT&I). Seus estudos norteiam-se nos campos da Gestão, Planejamento e Políticas Públicas, bem como na área de educação, saúde e desenvolvimento social.
A Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Msc. Helga Bresciani, destaca as contribuições do Enfermeiro Dr. Gelson Albuquerque para a profissão. “O pensamento crítico do Enfermeiro Dr. Gelson Albuquerque, o espírito de liderança, os questionamentos e a busca por aprimoramentos da profissão contribuíram significativamente para a evolução das entidades representativas da Enfermagem e valorização profissional. Gelson, como professor e entusiasta da profissão, tem ainda o dom de multiplicar conhecimentos e reflexões, favorecendo a formação dos futuros profissionais de Enfermagem. O Coren/SC o agradece por ser um exemplo de profissional”, ponderou Bresciani.
Em edições anteriores do Prêmio Anna Nery foram homenageadas: Irmã Cacilda (2014), Renata de Quadra (2013), Marcia Del Castanhel (2012) e Lygia Paim e Denise Pires(2011).
Sobre Anna Nery
Anna Justina Ferreira Nery, mais conhecida como Anna Nery ou Ana Néri, nasceu no dia 13 de dezembro de 1814 e morreu em 20 de maio de 1880, com 66 anos de idade. Foi considerada a pioneira da Enfermagem do Brasil.
Anna Nery atuou na Guerra do Paraguai que iniciou em dezembro de 1864. Foi consagrada por ter atuado junto ao décimo batalhão de voluntários, em agosto de 1865, na condição de enfermeira. Durante toda a campanha prestou serviços aos hospitais militares de Salto, Corrientes, Humaitá e Assunção, bem como nos hospitais de campanha no front da Guerra. Um de seus dois filhos que eram oficiais do Exército morreu naquela Guerra.
Depois do fim da Guerra do Paraguai Anna Nery foi condecorada com a Medalha Geral de Campanha e a Medalha Humanitária de primeira classe, do governo Imperial.
Em 1923, a primeira Escola de Enfermagem do Brasil, foi denominada Anna Nery. Em 10 de agosto de 1938, o presidente Getúlio Vargas institui o dia 12 de maio como o “Dia do Enfermeiro”, ocasião na qual se deveriam realizar homenagens a Anna Nery. Por intermédio da Lei n.º 12.105, de 2 de dezembro de 2009, Anna Justina Ferreira Nery tem seu nome inscrito no livro dos Heróis da Pátria, depositado no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília – Distrito Federal.
Fonte: Coren/SC