Em greve, enfermeiros de Teresina doam sangue
17/06/2015
A paralisação por tempo indeterminado é por reajuste salarial dos enfermeiros, auxiliares e técnicos
Os enfermeiros de hospitais públicos do município de Teresina, paralisação desde esta terça-feira (16) na Capital realizam uma série de atividades nesta quarta-feira(17).
Logo mais às 8h os grevistas farão uma concentração em frente ao Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PI) na rua Magalhães Filho-Sul. Em seguida os trabalhadores em enfermagem se dirigem à sede do Hemopi onde às 9 horas fazem uma greve solidária com a doação de sangue.
Na segunda (15) os trabalhadores fizeram uma grande manifestação na avenida Frei Serafim mostrando à população os motivos greve no sistema de saúde do município.
A paralisação por tempo indeterminado é por reajuste salarial dos enfermeiros, auxiliares e técnicos em enfermagem e foi decidida em uma assembleia geral na manhã última terça (2/6) na sede do Conselho Regional de Enfermagem (COREN-PI).
Entre os motivos da paralisação está a ausência da PMT em negociar o reajuste salarial de 2015 da Enfermagem, bem como o pagamento da Gratificação de Incentivo à Melhoria da Assistência à Saúde (GIMAS).
O Sindicato dos Enfermeiros Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Estado do Piauí (SENATEPI), através do Edital SENATEPI Nº 06/2015, orienta aos profissionais que organizem a escala de 30% de funcionamento nos Hospitais e que participem todos os profissionais da atenção básica. Sendo assim, será mantido o atendimento integral das UtI’s e nos Centros Cirúrgicos, apenas as cirurgias classificadas de emergências.
Fonte: Capital Teresina