Faça uma busca abaixo:
Posso Ajudar?

Educação afeta desempenho da indústria

07/08/2012

Educação afeta desempenho da indústria

Fonte: O Globo

*A baixa qualidade do sistema de ensino brasileiro está reduzindo a competitividade das empresas do país, diz pesquisa.

A baixa qualidade do sistema educacional brasileiro está afetando a competitividade das empresas no país. A conclusão está em estudo da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que ouviu 137 companhias. A maioria acredita que a educação é inadequada às oportunidades do atual momento econômico brasileiro. "Ou superamos o gargalo na educação ou não manteremos a expansão atual", diz Jairo Martins, superintendente da FNQ.


Para mais de um terço (37%) das corporações, o maior entrave está no ensino básico. A falta de qualidade nos níveis universitário (32%) e técnico (31%) também é citada. Na prática, o déficit educacional vem forçando a indústria (44%) a investir na melhoria da qualidade do ensino, dentro e fora de suas unidades. "É um custo marginal que afeta a competitividade", pondera Martins. Setores intensivos em contratações, como a indústria automobilística, enfrentam o problema. 

A Nissan, que abre fábrica em Resende em 2014, fechou parceria com o Senai e a prefeitura local para formar profissionais. A montadora crê que será preciso investimento e criatividade para lidar com o entrave. O gasto é relevante em recursos e tempo de treinamento, diz Márcia Naves, à frente da Isvor, universidade corporativa da Fiat. "De outro lado, como a educação virou risco do negócio, há uma oportunidade de melhora efetiva no setor",conta ela.

Fonte: Fieb.org.br

Imagem: Economia.uol.com