Distribuição de Vitamina A supera meta de campanha
04/12/2012
Distribuição de Vitamina A supera meta de campanha
737 mil crianças receberam o medicamento
A mobilização para que crianças recebessem a suplementação de Vitamina A durante a campanha de multivacinação atingiu 737.458 crianças até cinco anos - 85% acima da meta de atender 400 mil. A distribuição, em agosto deste ano, fez parte da estratégia de suplementação nutricional da ação Brasil Carinhoso. Durante a campanha de multivacinação, foram priorizados 2.434 municípios dos estados do Norte e Nordeste, e dos vales do Mucuri e do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Todos os municípios do Plano Brasil Sem Miséria já receberam o nutriente para a ampliação do programa de suplementação nutricional. Até novembro, cerca de 3,2 milhões de crianças receberam a vitamina.
O Ministério da Saúde está investindo cerca R$ 30 milhões para ampliar o programa de suplementos nutricionais, que também inclui a distribuição de sulfato ferroso para crianças de seis a 24 meses em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do país. Com essas medidas, pretende reduzir os casos de anemia na primeira infância em 10% e a deficiência de Vitamina A em 5% ao ano.
Nutriente - Segundo a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS), realizada em 2006, 20,9% crianças até cinco anos possuem deficiência de ferro e 17,4% carência de vitamina A. A carência de Vitamina A pode causar cegueira e reduzir a imunidade de crianças. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a suplementação adequada do nutriente reduz em 24% o risco de morte infantil e em 28% a mortalidade por diarreia. Já a alimentação pobre em ferro é o principal causador das anemias na infância e a sua maior incidência ocorre até os 24 meses de vida. A anemia prejudica o desenvolvimento cognitivo da criança e o atraso não pode ser revertido com tratamento.
Fonte: Secom.gov
Imagem: Blogsaudebrasil.com.br/