Faça uma busca abaixo:
Posso Ajudar?

Dilma convoca Eduardo Campos para reunião em Brasília

06/03/2013

"Dilma convoca Eduardo Campos para reunião em Brasília

Em meio ao clima de antecipação da eleição presidencial do ano que vem, a presidente da República, Dilma Rousseff, convocou o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), para uma reunião em Brasília. O encontro foi marcado para a tarde de quarta-feira.

Campos deve expor à presidente sua insatisfação com a MP 595, que trata da nova regulamentação dos portos no país.

Campos e sindicatos se unem para mudar projeto de Dilma
Saiba mais: Pernambuco busca autonomia de porto de Suape
Ministro e governador do PSB saem em defesa do governo Dilma
PSB quer alavancar Campos com palanques nos Estados
Prioridade é manter PSB em aliança com Dilma, diz presidente do PT

O governador está preocupado com o impacto da MP sobre o funcionamento do porto de Suape, no litoral Sul de Pernambuco. Principal vitrine da expansão da economia pernambucana nos últimos anos, Suape estaria, segundo Campos, sob risco de perda de eficiência. Com a MP, o governo estadual perde a autonomia para definir e licitar a distribuição territorial do porto.
Roberto Stuckert Filho - 8.fev.2012/PR
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, ao lado da presidente Dilma Rousseff durante vistoria de obras no Estado
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, ao lado da presidente Dilma Rousseff durante vistoria de obras

Como a insatisfação com a medida não é restrita a Pernambuco, Campos aproveita a chance de capitalizar politicamente com a questão. Na segunda-feira (4), por exemplo, ele recebeu apoio da Força Sindical para defender a revisão do texto da MP dos Portos.

O governador de Pernambuco trabalha para viabilizar sua candidatura ao Planalto no ano que vem, mas já percebe uma espécie de contra-ataque do governo federal sobre seus planos.

Ciente da necessidade de atrair outros partidos para sua seara, Campos chegou a flertar com PDT e PR. Atento às movimentações, o Palácio do Planalto deverá reforçar a participação dessas duas legendas na Esplanada dos Ministérios.

Aliados de Campos veem uma reação desproporcional por parte do governo e entendem que o contra-ataque só reforça a tese de que o pernambucano preocupa, e muito, o PT, que quer a reeleição de Dilma. Até mais do que o tucano Aécio Neves.

CONGRESSO

A MP dos Portos também foi o motivo de um bate-boca entre parlamentares pró e contra ao texto hoje, durante audiência pública realizada no Senado.

Defensora da MP, a senadora Kátia Abreu (PSD-TO), disse que o assunto tem sido tratado de forma demagógica pela ala trabalhista do setor. "Querem transferir para os novos portos um sistema velho, que todos nós sabemos que não é competitivo", comentou Kátia após o fim da audiência. "Não vão me intimidar. Vou até as últimas consequências nesse assunto, de forma democrática, para defender o que acredito. Estão querendo nivelar o Brasil por baixo."

Na semana passada, Kátia Abreu, que é presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), lançou a campanha Zarpa Brasil! + Competitividade, que reúne o setor produtivo empresarial para defender a aprovação da MP 595, que abre o sistema portuário ao capital privado.

Hoje, a senadora quase chegou a ter sua fala interrompida por representantes de trabalhadores portuários durante sua exposição no Senado.

O senador Eduardo Braga (PMDB-AM), relator da MP, minimizou os conflitos e disse que todas as opiniões precisam ser ouvidas.

O deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), presidente da Força Sindical, cobrou mudanças nas regras previstas na MP e defendeu a contratação de trabalhadores por meio do Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo), como funciona atualmente."

Fonte: Folha.com

Imagem: 2.bp.blogspot.com