Dia Internacional da Mulher: UFSC tem extensa programação de atividades
05/03/2018
A Universidade Federal de Santa Catarina planeja, em observância ao Dia Internacional da Mulher (8M), celebrado na quinta-feira (8 de março), uma série de atividades. Confira abaixo a programação.
Projeto “Fala Mulher”
A iniciativa é da Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (Saad), por meio da Coordenadoria de Diversidade Sexual e Enfrentamento de Violência de Gênero (CDGEN), que deixará disponível na entrada de cada campus da UFSC, e no Hall da Reitoria, blocos de papel para que as mulheres da UFSC escrevam suas impressões sobre como é ser mulher. A intenção é depois unir todas as frases em um grande mural, formando uma “nuvem de palavras” sobre como é ser mulher na UFSC. As mulheres serão convidadas a completarem as seguintes frases:
“Ser mulher é …”; “Ser mulher na UFSC é …”; e “Como mulher, espero da UFSC …”
Além disso, a Saad irá distribuir adesivos com o lema “UFSC elevando ao infinito as possibilidades de ser mulher” e colocar, no Hall da Reitoria, uma decoração especial e uma exposição de painéis sobre curiosidades da data 8 de março no Brasil e no mundo. Será instalado, ainda, um banner alusivo ao tema, e a fachada da Reitoria será iluminada na cor lilás durante todo o mês de março.
A secretária da Saad, Francis Tourinho, informa que as respostas recolhidas no projeto “Fala Mulher” serão inspiração para as políticas para mulheres na Universidade. “Vamos deixar o mural em exposição por uma semana, e após compilamento pela equipe da CDGEN/SAAD as respostas vão ser socializadas para a comunidade universitária e darão subsídios para o estabelecimento de políticas para mulheres na UFSC”. A exposição ficará no Hall da Reitoria a partir da terça-feira, 6 de março.
Hospital Universitário
O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC) promove a palestra “Precisamos falar sobre o assédio sexual”, no dia 8 de março, às 10h30, no auditório do HU.
A palestrante será a enfermeira Silvana Pereira.
Debate: Gênero e sistema punitivo
Promovido pelo Observatório de Justiça Ecológica (OJE), o debate intitulado “Gênero e Sistema Punitivo” traz Vanessa Chiari Gonçalves, professora de Direito Penal e Criminologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e Camila Damasceno, doutoranda em Direito da UFSC. O evento acontece no dia 8 de março, às 19h, na sala 205 do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). O OJE é um projeto de pesquisa e extensão vinculado ao Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGD/UFSC). Mais informações pelo e-mail
Fonte: UFSC