Dia do Ortopedista é comemorado com avanços na área
19/09/2012
Dia do Ortopedista é comemorado com avanços na área
Uma dor no quadril levou o estudante Luan Nesi (22), ao médico ortopedista há sete anos. Com dificuldades de levantar e se locomover, o especialista diagnosticou, através de um raio-x e perguntas específicas, que o problema era o nervo ciático, o maior do corpo humano, que atravessa a coluna lombar e sacral. A descoberta da origem da dor, causada pela compressão dele, é apenas um dos diagnósticos observados pelos ortopedistas, médicos atuantes no estudo do esqueleto humano, da musculatura e das articulações. Hoje, 19 de setembro, os especialistas da área comemoram a data em homenagem à profissão, com avanços em pesquisa e em tecnologia, que podem apontar com mais precisão problemas como o de Luan e de outros pacientes.
São novos exames e cirurgias específicas aliadas ao profissionalismo. "Uma das coisas que mais impulsionaram a ortopedia foi o grande avanço no diagnóstico por imagens, como a ressonância magnética e a tomografia", destaca o médico ortopedista, especialista em cirurgia da coluna vertebral, Aldemar Roberto Mieres Rios.
Outra área que revolucionou a medicina, conforme descreve o ortopedista, foi a das cirurgias minimamente invasivas. São procedimentos de pequenos cortes que garantem resultados eficientes, não provocam tantas lesões e minimizam a dor. "Temos hoje as artroscopias, que são exames feitos através de uma pequena incisão para tratar de danos no interior das articulações, e as videolaparoscopias, que são utilizadas em cirurgias da coluna vertebral e causam menos agressões do que uma operação convencional", comenta.
Para Aldemar, bem como para os outros ortopedistas, o dia 19 de setembro não á apenas uma data comemorativa. Ela representa um ideal para a profissão. "Assim como o Natal, a Páscoa, esta data representa a renovação, a esperança de dias melhores. Espero que o nosso país possa transformar a medicina em uma ciência mais humana, que as pessoas possam ter um atendimento mais igualitário e nós, médicos, possamos trabalhar focados em salvar vidas", resume.
Quando é o momento de procurar o ortopedista?
A dor é sempre o primeiro e mais importante sintoma de um problema. No caso da coluna, incômodos na região lombar ou cervical podem ser sinais de lesões. Se durante a noite, quando o corpo está em repouso, o paciente sentir desconforto, pode ser sinal de tumor. Os pais também devem ter atenção com o condicionamento dos seus filhos. "Todas as crianças devem ser acompanhadas por um ortopedista durante o seu desenvolvimento, para evitar deformidades e realizar diagnósticos precoces", ressalta Rios.
Data também é aniversário da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
O dia 19 de setembro também é especial para celebrar os 77 anos da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, SBOT. Em 1935 surgiu a instituição, hoje considerada uma das maiores da América Latina e do mundo. "É uma entidade que promove a qualificação profissional através de exames de obtenção de título e desempenha seu papel na pesquisa da área", completa o médico, membro efetivo da SBOT.
Fonte: Cofen.empauta.com
Imagem: Blog.einstein.br