Faça uma busca abaixo:
Posso Ajudar?

Debate sugere maior presença da União

31/08/2012

Debate sugere maior presença da União

Maior participação da União no financiamento da educação básica também foi sugerida pelo terceiro- -vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação, Danilo Souza. Ele considera necessário investir na redução das desigualdades educacionais nas diversas regiões do país.

- Os entes da Federação são autônomos, mas desiguais. E temos que lembrar a condição especial do Norte e do Nordeste. Federação que se preza não pensa em indivíduos de segunda, terceira e quarta categorias - afirmou. O secretário de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Gilmar Ferreira, defendeu a regulamentação dos dispositivos constitucionais que tratam da colaboração entre a União, os estados e os municípios.

Na opinião dele, não se deve tolerar que a União, o ente que mais arrecada, seja o que menos investe em educação. Ao comentar os depoimentos na audiência, Ana Amélia (PP-RS) disse que "os números apresentados confirmam a injusta distribuição de recursos, em que a União é a prima rica, os estados são os remediados e os municípios são os pobres". Cristovam advertiu que apenas a transferência de recursos aos municípios não será suficiente para melhorar a educação. O parlamentar considerou necessária a criação de uma carreira nacional de magistério, por meio da qual os professores seriam escolhidos por meio de concursos públicos e teriam dedicação exclusiva no trabalho.

- Se a participação da União for só transferindo dinheiro, não vai dar certo. Basta olhar os municípios que recebem royalties de petróleo, que não estão entre os que contam com melhores indicadores - afirmou o senador.

Fonte: Senado.gov

Imagem: Senado.gov