Coren/SC levou conhecimento para os participantes do 16º CBCENF
11/10/2013
Luta pela regulamentação da jornada de 30h semanais também foi lembrada por Santa Catarina
Na abertura do 16º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), o Coren/SC mais uma vez mostrou o engajamento na luta pela regulamentação da jornada de 30h semanais. Trinta profissionais e estudantes de Enfermagem de diversos Estados Brasileiros foram convidados para compor a delegação de Santa Catarina e entrar com camisetas das 30h. O grupo cantou em coro "30h Já! 30h Já!" e contagiou a plateia, que gritou junto pelas 30h. O 16º CBCENF reuniu cerca de 6 mil congressistas de 2 a 5 de outubro, na cidade de Serra (ES), vizinha a Capital Vitória.
Para a Presidente do Coren/SC, Enfermeira Dra. Felipa Amadigi, a regulamentação da jornada de 30h semanais é uma necessidade para que os profissionais de Enfermagem prestem uma assistência segura e de qualidade. "Este é também o momento de mais uma vez de levantarmos a bandeira pela regulamentação da jornada de 30h semanais para a categoria. O Projeto de Lei nº 2295/2000, que trata do assunto, já está pronto para votação e precisa ser incluído na Ordem do Dia do Congresso Nacional", explicou.
Neste 16º CBCENF, o Coren/SC apresentou as metas da fiscalização no Estado, a logística de trabalho e os resultados alcançados. "De janeiro de 2012 até dezembro deste ano, o Coren/SC pretende alcançar 100% das fiscalizações aos hospitais de grande, médio e pequeno porte; das Secretarias Municipais; dos Samus e dos serviços de saúde de unidades prisionais. E vamos alcançar", enfatizou a Presidente do Coren/SC. Os números apresentados no 16º CBCENF, atualizados em setembro de 2012, são:
· 100% dos hospitais de grande porte;
· 85% dos hospitais de médio porte;
· 75% hospitais de pequeno porte;
· 80% das Secretarias Municipais;
· 100% Samus;
· 100% Serviços de Saúde de unidades prisionais.
O Coren/SC também distribuiu aos visitantes do estande alguns exemplares da publicação "Anotação da Responsabilidade Técnica do Profissional Enfermeiro", da Coleção Coren/SC Orienta, que foi lançada neste ano pelo Conselho com apoio do Cofen. "A publicação reúne leis que fundamentam a obrigatoriedade da anotação da Responsabilidade Técnica; atribuições do Responsável Técnico; e procedimentos para solicitação, renovação e cancelamento", destacou Amadigi. Os profissionais do Conselho também lembraram que o Coren/SC está investindo muito em conhecimento para os profissionais de Enfermagem de Santa Catarina, a exemplo da Série Cadernos Enfermagem, já entregue aos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. "Todas as publicações estão disponíveis no site do Coren/SC: www.corensc.gov.br e podem ser consultada com facilidade", explicou a Conselheira Marlene Serafim de Oliveira. O livro "Anotação da Responsabilidade Técnica do Profissional Enfermeiro" também está sendo entregue aos profissionais de Enfermagem de Santa Catarina e instituições de saúde e de ensino. Em breve, uma nova publicação comporá a Coleção Coren/SC Orienta e abordará sobre Comissão de Ética de Enfermagem nas instituições de saúde.
Na opinião dos congressistas, o estande do Coren/SC apresentou com clareza muitos projetos e ações desenvolvidos. Depois de visitar todos os estandes, as professoras Glacione Sampaio e Eveline Rosa Barbosa, do Espírito Santo, fizeram questão de retornar para parabenizar a equipe do Coren/SC pelo trabalho. "Vocês estão de parabéns, percebemos um grande comprometimento do Coren/SC com os profissionais de Enfermagem. Em minha opinião, esse estande destacou-se dentre os demais", disse Glacione. A Técnica de Enfermagem e estudante de graduação em Enfermagem do município de São Lourenço do Oeste (SC) Ivonete Gonçalves também adorou o estande do Coren/SC. "Está muito legal. Esse enfoque nos livros e fiscalização foi muito bom, porque transmite muitas informações para os congressistas", avaliou.
Para o representante de Santa Catarina no Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Conselheiro Federal Enfermeiro Dr. Gelson Albuquerque, "o CBCENF é momento de reencontro dos dirigentes do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, colaboradores e grupos políticos que compõem o sistema. É também momento para conhecer novas experiências no campo da Enfermagem e saúde e estimular a continuidade da luta por saúde de qualidade para população e defesa dos interesses dos profissionais de Enfermagem".
O 16º CBCENF
Realizado anualmente, Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem é uma promoção do Sistema Cofen/Conselhos Regionais para levar o conhecimento científico aos profissionais e estudantes de Enfermagem, incentivando a excelência no aprimoramento dos congressistas através de cursos, oficinas, palestras, debates, apresentação de trabalhos científicos. Neste ano, o Congresso teve como temática "Compromisso com a Ética e Responsabilidade Social".
Fonte: Coren/SC