Coren/SC faz Nota de Apoio aos trabalhadores da Saúde de Santa Catarina
04/04/2018
O Coren/SC divulga Nota de Apoio aos trabalhadores da Secretaria de Estado da Saúde que estão tentando negociar condições de trabalho e reposição salarial desde 2016. Confira na íntegra:
NOTA DE APOIO AOS TRABALHADORES DA SAÚDE
O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) vem a público manifestar o apoio às reivindicações das servidoras e servidores da Secretaria de Estado da Saúde. Temos conhecimento que muitas tratativas foram feitas e tentativas de negociação que ficaram sem respostas desde 2016. Diante desse cenário, o Coren/SC solidariza-se com estes profissionais e defende a pauta que inclui pedido de concurso público, melhorias nas condições de trabalho, pagamento da data base, reajuste do Vale Alimentação, adicional de formação conforme acordado em 2012 e incorporação da gratificação, entre outras.
Entendemos que a valorização dos trabalhadores da saúde deve ser uma prioridade para o atendimento das premissas constitucionais, já que o sistema de saúde brasileiro atende o interesse coletivo, logo, não percebe a saúde como relação de consumo. Portanto, as servidoras e servidores merecem respeito e não podem pagar esta conta do descaso com área tão importante para a sociedade.
Temos certeza que a gestão Estadual está preocupada com a atenção integral à saúde e, portanto, com as melhorias nos indicadores de saúde no perfil da população. Estamos lidando com direitos fundamentais e, em quaisquer de suas vertentes, estes estão sempre voltados à pessoa humana e, mais do que isso, se volta à proteção da dignidade da pessoa.
Ao defendermos a Saúde pública, segura e de qualidade, precisamos defender as condições de trabalho, os direitos dos trabalhadores e em especial o respeito com os profissionais e de seus familiares que deles dependem.
Esperamos que a mobilização que já vem sendo realizada ao longo dos últimos dias resulte em negociação sensata entre as partes. O Poder Executivo deve atentar para as demandas destes trabalhadores a fim de garantir o bom atendimento à população.
Não aceitamos mais defender com sacrifícios ou atuar sem condições de qualquer ordem, trabalhadores em suas funções quaisquer que sejam no seu processo e produção laboral; e, muito menos, as realizadas por trabalhadores que cuidam da Saúde Humana. Assim queremos manifestar nossa posição ao lado dos que labutam com o sofrimento, por vários determinantes e condicionantes.
Diretoria do Coren/SC
Gestão Participação 2018/2020
Fonte: Coren/SC