Faça uma busca abaixo:
Posso Ajudar?

Como funcionam as unidades de saúde

30/09/2012

Como funcionam as unidades de saúde

A medição do tempo de espera nos postos de saúde não obedeceu os mesmos critérios dos planos, pois a marcação de consultas é pela ordem de chegada, com senhas. Pelas entrevistas com os pacientes nas unidades, a espera pode ser menor do que de um plano.

Em Joinville, o tempo médio de espera por consultas com clínico geral nos centros de saúde é de 15 dias, de acordo com a Secretaria de Saúde. A maior cidade do Estado tem 180 médicos atuando nos 56 postos.

A gerente da Atenção Básica de Joinville, Janine Guimarães, explica que cada posto tem um conselho composto por moradores do bairro e por profissionais do posto. Eles que decidem, por meio de reuniões, as formas de agendamento das consultas e as necessidades da unidade.

Segundo ela, o problema da falta de clínicos em Joinville começou a ser resolvido em outubro do ano passado, quando foi dado o reajuste no salário da categoria e a ser paga uma gratificação. De janeiro até agosto foram contratados 50 clínicos gerais.

Perdíamos muitos profissionais para as cidades da região que ofereciam um salário maior. Depois que houve o reajuste, a situação mudou conta.

Em Chapecó, a falta de especialistas é o principal problema. De acordo com a prefeitura, atualmente 136 médicos trabalham nos 27 centros de saúde, mas a atenção secundária tem problemas. A administração pública precisou apelar para a divulgação de vagas em outros estados para conseguir profissionais.

Na avaliação do vice-presidente do Sindicato dos Médicos do Estado (Simesc) e médico em unidade de saúde de Florianópolis, César Ferraresi, o agendamento de consultas pelo Programa da Saúde da Família é mais complicado quando se trata da atenção secundária. Ferraresi lembra que nem todos os especialistas atendem pelo SUS e que pacientes de cidades do interior têm maior dificuldade em conseguir consulta com um cardiologista ou neurologista, por exemplo. Além disso, lembra que as condições de trabalho e os salários na saúde pública são pouco convidativos, o que faz com que a falta de médicos seja uma constante.

Fonte: Cofen.com

Imagem: Brasil.gov.br