Faça uma busca abaixo:
Posso Ajudar?

Combinar alimentos faz bem à saúde

15/10/2012

Combinar alimentos faz bem à saúde

A alimentação sempre foi um dos fatores determinantes para que alguém fosse classificado como saudável. No caso de gestantes e de bebês com até um ano, a importância de ter uma dieta adequada é ainda maior. As grávidas, por estarem carregando uma criança no ventre, são expostas a maiores riscos e precisam repor as energias que são perdidas com o decorrer dos nove meses. Já os recém-nascidos necessitam de fibras e proteínas suficientes para crescerem em boas condições. Para a nutricionista e coordenadora do projeto Cozinha Brasil, pertencente ao Serviço Social da Indústria (Sesi), Vera Thomas, é preciso combinar alimentos e temperos a um novo modo de preparar as refeições.

“Para as gestantes, o ideal é uma alimentação rica em fibras, proteínas - já que ela vai ser submetida a uma cirurgia - bastantes frutas, legumes e verdura”, frisou a nutricionista. Já para as nutrizes, mães as quais estão em período de amamentação, os alimentos são, basicamente, semelhantes aos de uma grávida. “O detalhe é a quantidade de água ingerida, que deve ser maior, porque elas perdem muito líquido”, justificou Vera. No caso das crianças, as comidas devem ser as mais naturais possíveis. “Eles precisam oferecer frutas, verduras e legumes. E esses pais também devem dar o exemplo, comendo esses alimentos e mostrando aos filhos que essa prática é comum”, observou a coordenadora do Cozinha Brasil.

A médica Bruline Albuquerque, de 32 anos, mãe de Mateus Albuquerque Andrade, de apenas um ano e quatro meses, soube bem como educar o filho no que diz respeito à alimentação. Desde o período da gestação, ela começou a fazer uma dieta rica em nutrientes. “Comia verduras, frutas e deixei de comer ‘besteiras’, como chocolate ou refrigerante. Eu já não comia muita coisa com sal ou açúcar. Então, não precisei mudar tanto meus hábitos”, comentou a genitora. Mateus, que ainda continua sendo amamentado, também foi acostumado a não ingerir nada muito gorduroso. “O cardápio dele é o mesmo da família, mas é tudo muito saudável. Não colocamos sal ou açúcar. Ele nunca provou nenhuma guloseima ou fast-food“, afirmou Bruline.

Fonte: Folhape.com

Imagem: Tudoemfoco.com