Faça uma busca abaixo:
Posso Ajudar?

Combate ao fumo é intensificado no Dia Mundial do Tabagismo

28/05/2013

"Combate ao fumo é intensificado no Dia Mundial do Tabagismo

Uma série de atividades voltadas ao combate ao fumo está sendo realizada desde ontem pela secretaria de Saúde de Criciúma, através do programa de controle ao tabagismo. A programação é alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Tabagismo e encerrará no dia nesta quarta-feira.

Uma equipe composta por 83 profissionais está trabalhando intensamente nas unidades de saúde. Por meio de uma parceria com as agentes comunitárias, o grupo vai atuar em estabelecimentos públicos e comerciais como salão de beleza, mercearias, igrejas, lanchonetes e bares sobre o uso indevido de cigarros em ambientes de uso coletivo.

De acordo com a coordenadora do programa municipal de controle do tabagismo, Andréia Sharon Salomão, a intenção é orientar os proprietários sobre a questão de legislação que proíbe fumar em ambientes onde há acúmulo de pessoas. “Estamos trabalhando para orientar e alertar as pessoas sobre os malefícios do cigarro. Sabemos que apenas na fumaça do cigarro contém quase 5 mil substâncias tóxicas”, informa Andréia.

A coordenadora conta que durante esta semana, nas unidades de saúde do município serão realizadas orientações para todos os pacientes durante as consultas. “Os médicos vão alertar e chamar a atenção para os malefícios de ser fumante”, explica. Além destas atividades, todas as noites serão realizadas abordagens nos alunos da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), com o intuito de prevenir a nova geração.

Segundo a secretária do Sistema de Saúde de Criciúma, Geovânia de Sá, atualmente há uma estimativa de 36 mil fumantes na cidade. Ela lembra que desde a criação, diversas atividades foram realizadas no município e os trabalhos estão se intensificando. São feitas abordagens, grupos de tratamento, além da parceria criada com a secretaria do sistema da Educação para atuar na questão preventiva.

Essa atuação no município se tornou referência em Santa Catarina. O bom desempenho na cidade ultrapassou o limite do Estado, e por esse motivo Criciúma representou o Santa Catarina no 1° Encontro de Profissionais de Saúde para Abordagem e Tratamento do Tabagismo na Realidade do SUS, no ano passado. “O tabagismo é um grande problema de saúde pública. Ele mata mais de cinco milhões de pessoas no mundo por ano. Só no Brasil são mais de 200 mil mortes por ano, o que supera os números por alcoolismo, AIDS, acidente de trânsito, homicídio e suicídio juntos”, disse a secretária.

Conforme Andréia, no último mês foram formados 16 novos grupos de tratamento para abandonar o vício à nicotina. Ela informa ainda que a Vigilância Sanitária está realizando abordagem também durante as visitas de fiscalizações."

Fonte e Imagem: Atribunanet.com