Capes oferece a alunos transferência de país
05/03/2013
"Capes oferece a alunos transferência de país
O Estado de S. Paulo - 05/03/2013
Preocupada com o número excessivo de universitários interessados numa bolsa do Ciência Sem Fronteiras (CsF) para estudar em uma das 50 instituições disponíveis em Portugal - onde há menos universidades de excelência internacional-, a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes) enviou uma notificação para os futuros bolsistas desse país.
Conforme revelado pelo Estado no dia 2, foram encaminhados e-mails para 9,7 mil estud antes das áreas prioritárias, a maioria alunos de cursos de exatas. Todos eles queriam estudar em Portugal, mas agora podem transferir sua candidatura para Estados Unidos, Grã-Bretanha, Austrália, Canadá, Irlanda, Itália, França ou Alemanha.
Para esses estudantes, no entanto, não foi exigido nenhum conhecimento do idioma estrangeiro do país de destino. Seriam concedidos a eles cursos imersivos de seis meses de duração para a melhoria da proficiência.
A maneira como foi conduzido o episódio ainda está gerando uma série de dúvidas nos alunos que tiveram que optar até ontem pela transferência. O e-mail foi encaminhado na madrugada da última sexta-feira, segundo relatos de estudantes.
Mesmo já tendo optado pela Itália, Sergio Machado, de 23 anos, aluno do curso Engenharia Biomédica da Universidade Federal do ABC, ainda possui uma série de perguntas sem respostas. "Não sei bem qual será a nova data de viagem, nem se terei direito assegurado ao curso de italiano e se a minha vaga na Itália será de fato garantida", diz.
De acordo com a Capes, a distribuição desses candidatos para outros destino visa alcançar "maior equilíbrio na formação dos estudantes de acordo com os objetivos estratégicos do CsF"./d.l."
Fonte: Estadao.com
Imagem: 4.bp.blogspot.com