Faça uma busca abaixo:
Posso Ajudar?

Campos, RJ, tem primeiro caso de superbactéria confirmado

17/09/2013

"Campos, RJ, tem primeiro caso de superbactéria confirmado

Paciente está internado no Hospital Ferreira Machado desde maio.
A superbactéria anula os efeitos de antibióticos no organismo.


O corpo do homem foi levado para o Hospital Ferreira Machado. (Foto: Letícia Bucker/ G1)Paciente ainda está no Hospital Ferreira Machado
(Foto: Letícia Bucker/ G1)

Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense do Rio de Janeiro, teve o primeiro caso confirmado de um paciente com uma bactéria modificada pelo gene NDM-1, conhecida como superbactéria, e que é resistente a antibióticos. A confirmação foi da Secretaria Estadual de Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde de Campos também confirmou o caso e informou que o paciente é um homem de 60 anos que está internado no Hospital Ferreira Machado desde maio deste ano.

A superbactéria anula os efeitos de antibióticos, inclusive os que são mais usados para combater infecções por micro-organismos multirresistentes. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, em casos como este, o paciente fica isolado com precaução de contato e não há recomendação para transferência de pacientes da unidade nem de suspensão de internação de novos pacientes.

“Foi um caso isolado que tivemos em Campos e conseguimos identificar e tratar. Fizemos um trabalho em conjunto para isolar a bactéria. Este é um caso de colonização e não uma infecção. Neste caso de Campos, temos a bactéria sobrevivendo sem causar nenhum problema ao paciente", explicou o diretor de Vigilância em Saúde de Campos, Charbell Kury. Ainda segundo ele, os casos de infecção são quando a bactéria invade a corrente sanguínea, podendo causar até a morte.

A expectativa é de que o paciente tenha alta médica nos próximos dias, mas ele vai continuar sendo acompanhado pela Secretaria de Saúde de Campos. Outros pacientes que tiveram contato com o homem antes de ele ser isolado também são monitorados."

Fonte e Imagem: G1.globo.com