Faça uma busca abaixo:
Posso Ajudar?

Campanha de vacinação contra a gripe já começou

22/04/2014

Com o tema "Vacinação contra a gripe: você não pode faltar", aCampanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, do Ministério da Saúde, começou nesta terça-feira (22). Em todo o país, são 65 mil postos de vacinação.

A campanha acontece neste período que antecede o inverno, estação mais propícia para a gripe, pois a criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose da vacina. "Por isso é importante que as pessoas procurarem a vacinação no período da campanha. Assim, quando chegar o inverno, estarão protegidas", afirmou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. 

A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, Carla Domingues, lembra que a vacina só tem eficácia por um ano. "Então mesmo quem tomou a vacina ano passado deve se vacinar novamente. Além disso, a Organização Mundial de Saúde recomenda que a vacina seja feita de acordo com os vírus que estão circulando na época. A vacina deste ano, por exemplo, não é a mesma aplicada ano passado. Então, mesmo que a vacina tivesse uma eficácia maior que um ano, os vírus que estão circulando podem ser outros e por isso, mais uma razão para as pessoas irem ao posto de saúde e vacinar", explicou a coordenadora.

O público-alvo da campanha são pessoas com 60 anos ou mais,crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação.

A novidade deste ano é a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos. Em 2013, o público infantil foi de seis meses a menores de dois anos. "A extensão da faixa etária para os menores de cinco anos tem como finalidade reduzir casos graves e óbitos", ressaltou o ministro da Saúde, Arthur Chioro. Além disso, em 2013, as taxas de internação em crianças menores de cinco anos foram iguais a dos idosos.

Para a campanha deste ano, que segue até o dia 09 de maio, estão disponíveis 53,5 milhões de doses da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.


Luana Spinillo / Blog da Saúde