Campanha alerta contra a hanseníase
19/03/2013
"Campanha alerta contra a hanseníase
O combate à hanseníase e às verminoses conta agora com o apoio dos estudantes da rede pública estadual de ensino. Isto porque, até a próxima sexta-feira, cerca de 800 mil alunos de 96 municípios do Estado passarão por orientação e diagnóstico das doenças. Incluída na campanha "Hanseníase e Verminoses tem cura. É hora de prevenir e tratar", lançada ontem pelo Ministério da Saúde, a ação pretende, a partir de casos identificados nas crianças de 5 a 14 anos, rastrear áreas que apresentem foco da doença. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, 62% dos casos de hanseníase em Pernambuco estão concentrados na Região Metropolitana do Recife (RMR), sendo destes 80% em menores de 15 anos.
Caso haja suspeita, agentes comunitários do Programa Saúde da Família (PSF) vão realizar o diagnóstico preciso e, se confirmada a doença, irão se deslocar até a região onde o estudante contaminado vive. "A hanseníase é rara em crianças. Então se identificarmos que aquele aluno tem a doença, com certeza vamos descobrir pessoas na comunidade onde ele vive, ou na própria família, que não sabem que estão contaminadas", disse o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
Segundo ele, o contágio somente é possível em locais em que a pessoa fica exposta por tempo prolongado. "Periferia e bairros populosos, onde três famílias vivem em uma mesma casa, por exemplo, são propícios para a transmissão da doença", pontuou Barbosa. Ainda conforme o secretário, nos últimos dez anos, houve uma redução de 60% no número de casos no Brasil. No entanto, regiões como o Norte, Centro-Oeste e Nordeste do País ainda apresentam prevalência alta de hanseníase.
No Recife, alunos da Escola Municipal São João Batista, no Alto do Pascoal, em Água Fria, Zona Norte do Recife, fizeram uma esquete sobre o tema. Além disso, cinco alunos receberam, simbolicamente, o medicamento que combate a verminose."
Fonte: Cofen.com
Imagem: Img.youtube.com