Faça uma busca abaixo:
Posso Ajudar?

Brasil registrou 51 mil homicídios em 2011

27/02/2013

Brasil registrou 51 mil homicídios em 2011

O Globo - 27/02/2013

Número representa uma leve queda em relação a 2010

BRASÍLIA Dados preliminares do Ministério da Saúde indicam que 51.330 pessoas foram assassinadas no país em 2011, o que representa uma pequena queda em relação aos 52,3 mil assassinatos registrados em 2010. Para Alexandre Ciconelli, assessor jurídico do Instituto de Estudos Sócio-Econômicos (Inesc) e ex-integrante do Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp), não há motivo para comemoração. Segundo ele, os índices de mortes violentas no Brasil permanecem assustadores e entre os mais elevados do mundo.

- A diminuição é muito pequena. A magnitude dos homicídios no país assusta muito - disse Ciconelli.

Nos últimos anos, a taxa de homicídios no país tem flutuado entre 26 a 27 por 100 mil habitantes, número bem acima dos índices dos países da Europa e dos Estados Unidos. Na Europa, a média é de 1 homicídio por 100 mil habitantes. Nos Estados Unidos, a relação é de 7 para 100 mil. A média brasileira está bem distante dos padrões considerados toleráveis pela Organização das Nações Unidas (ONU): 10 homicídios por 100 mil habitantes.

- A quantidade de homicídios no Brasil é incompreensível tanto em números absolutos quanto em percentuais - afirmou o assessor do Inesc .

O Conasp é formado por representantes do governo e da sociedade civil e tem por meta acompanhar e sugerir políticas de segurança pública. Renato Sérgio Lima, do Fórum Nacional de Segurança Pública, entende que os números do Ministério da Saúde confirmam a inversão da tendência de crescimento da violência no país:

- Não é uma queda muito grande. Mas é uma queda. Deixamos de ir ladeira abaixo.

Os dados sobre homicídios foram divulgados pelo Ministério da Saúde com base em informações registradas no Sistema Único de Saúde. O número apareceu entre os dados sobre violência no trânsito e consumo de álcool. Ao todo, 55% das pessoas assassinadas são homens entre 20 e 39 anos. O ministério não explicou por que os números foram divulgados em meio as estatísticas sobre acidentes e mortes no trânsito. Auxiliares do ministro Alexandre Padilha afirmam que os dados sobre homicídios coletados pelo SUS serão divulgados em março.

Fonte: Oglobo.com

Imagem: Imguol.com