Faça uma busca abaixo:
Posso Ajudar?

Bibliotecária do ES faz campanha em rede social e junta mais de 400 livros

15/09/2013

"Bibliotecária do ES faz campanha em rede social e junta mais de 400 livros

Intenção era aumentar acervo em escola municipal de Cariacica.
Pessoas se mobilizaram e doaram exemplares.

Bibliotecária Ronilda. (Foto: Edson Chagas/Jornal A Gazeta)Ronilda recebeu vários livros de Literatura Infantil. (Foto: Edson Chagas/Jornal A Gazeta)

Para ampliar o acervo de livros na biblioteca de uma escola municipal do bairro São Geraldo, em Cariacica, na Grande Vitória, uma bibliotecária de 46 anos criou uma campanha em uma rede social que tem melhorado a realidade de muitas crianças. Desde maio, Ronilda Soares já conseguiu mais de 400 exemplares de livros de literatura infantil. Segundo a bibliotecária, as doações não param e agora ela espera conseguir doações de livros de autores capixabas.

Ronilda contou que teve a ideia de realizar a ação, intitulada “Campanha do Desapego”, quando começou a trabalhar na biblioteca da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Paiva, em novembro de 2012. Ela percebeu que o acervo estava com falta de alguns livros. “Faltavam uns livros de autores renomados da Literatura Infantil. Como estava em transição de gestão de governo, contenção de gastos, eu vi que podia demorar a conseguir ou não ia ter dinheiro para comprar os livros”, lembrou.

Em maio, a bibliotecária decidiu publicar um texto na rede social, onde explicou a campanha e especificou quais títulos precisava. “Durante a campanha e ainda hoje as pessoas deixam recados dizendo que tem os livros para doar. Com a ajuda de um amigo, eu vou buscá-los”, disse.
saiba mais

Jovem com deficiência intelectual lança livro sobre suas origens no ES
Exposição relembra obras de Carlos Drummond de Andrade, no ES

As crianças da escola, que atende meninos e meninas de 6 a 10 anos de idade, já começaram a usar os livros desde quando os primeiros exemplares foram recebidos, em junho. “A biblioteca precisou ficar mais ou menos uma semana fechada para que eu pudesse organizar as doações. Nesse período, eu passei em todas as salas explicando o que havia acontecido. Depois disso, as crianças ficaram esperando”. Segundo Ronilda, a partir da reabertura da biblioteca, as crianças ficaram empolgadas e já começaram a leitura.

Agora, a bibliotecária continua recebendo os exemplares e contou que espera ampliar o acervo com autores do Espírito Santo. “Existe uma variedade muito grande de autores capixabas na Literatura Infantil. Quero os seus livros na biblioteca para que os alunos tenham acesso e os conheçam”, completou."

Fonte e Imagem: G1.globo.com