Faça uma busca abaixo:
Posso Ajudar?

Bebês são os que sofrem mais acidentes entre crianças

16/04/2013

"Bebês são os que sofrem mais acidentes entre crianças

Oito em dez casos de hospitalização de crianças por queda envolvem as que têm menos de um ano

Os bebês com menos de um ano de idade são, entre as crianças, as principais vítimas de quedas internadas em cinco hospitais públicos da cidade de São Paulo, segundo pesquisa Datafolha.

Avener Prado/folhapress A vendedora Roberta Gonçalves da Silva, 31 anos, abraça o filho Henrique, de dois anos e dez meses; o menino caiu no chão ensaboado e bateu a cabeça

O levantamento aponta que as quedas são responsáveis por 48% das internações de crianças com até 14 anos.

Desse universo, 83% das vítimas são os bebês. A maioria estava em casa, caiu da cama de adulto e teve ferimento na cabeça. Feita a pedido da ONG Criança Segura, que atua na prevenção de acidentes com crianças, a pesquisa entrevistou 916 pais ou responsáveis, médicos e enfermeiros, de agosto a novembro de 2012.

A vendedora Roberta Gonçalves da Silva, 31 anos, levou um susto com o filho Henrique, de dois anos e dez meses, na Páscoa. Ele caiu no chão ensaboado e ficou internado. ?Com a queda, abriu um corte na parte de trás da cabeça dele. Minha reação foi correr para o hospital na hora?, afirma.

Henrique fez tomografia, ficou na UTI e ainda vai ter de voltar ao pediatra para acompanhamento. ?Ele é muito agitado. Agora preciso ficar de olho nele o tempo todo?, dia a mãe.

Em 2012, segundo o Ministério da Saúde, das 813.026 internações por acidentes no país, 122.034, 15%, foram de crianças de zero a 14 anos.

O médico Aramis Lopes Neto, da Sociedade Brasileira de Pediatria, diz que quedas e pequenos acidentes fazem parte da infância. Mas alerta: acidentes com crianças de até dois anos, em geral, ocorrem por atos de adultos ?que as colocam em camas, que se descuidam de produtos tóxicos ou dão acesso a ambientes com risco. ?Ninguém pode e nem quer limitar a ação das crianças, mas os adultos precisam fazer avaliação dos riscos a que elas estão expostas.?"

Fonte e Imagem: Cofen.com