![](/fmanager/gelson/noticias/t/imagem3280_2.jpg)
Aumenta número de mamografias
23/09/2012
Aumenta número de mamografias
O Amapá apresentou aumento de 20% no número de mamografias realizadas no âmbito do Sistema Único de Saúde, se comparado ao mesmo período de 2011. Este ano, 664 exames foram realizados, enquanto em 2011 realizou-se 552 exames. Na faixa prioritária (50 a 69 anos), foram realizadas 320 mamografias o que representa 27% a mais que no passado, quando foram feitos 252 exames.
"A assistência e prevenção do câncer são prioridades na rede do SUS. Os dados mostram que estamos firmes no objetivo de compor um conjunto de ações para melhorar a saúde da mulher, em especial a prevenção e o tratamento do câncer de mama", destaca o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. "Queremos garantir serviços de qualidade no Sistema Único de Saúde", complementa.
O Amapá possui quatro mamógrafos para atender a população, além de uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacom). O aumento na proporção de brasileiras que se submeteu ao exame de mamografia está condicionado à ampliação dos serviços de diagnóstico e tratamento do câncer de mama no país.
Em 2012, o Ministério da Saúde já gastou R$ 24,8 mil para a realização dessas mamografias, 20% a mais que em 2011 quando foram gastos R$ 29,8 mil, no mesmo período no Amapá.
Estatísticas
Este ano, estima-se o surgimento de mais de 52 mil novos casos da doença. Buscando ampliar o acesso a exames e tratamentos preventivos, o Ministério da Saúde tem investido na ampliação da assistência e prevenção do câncer de mama que é uma prioridade do SUS. O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.
No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágio avançado. Em 2010 ocorreram 12.812 mortes por causa da doença. E neste ano, o Ministério da Saúde já custeou mais de 100 mil procedimentos para quimiote-rapia do câncer de mama.
Fonte: Cofen.empauta.com
Imagem: Novoeste.com