Atendimento ampliado na saúde
20/04/2013
"Atendimento ampliado na saúde
Roberto Barroso/SECOM
O governador Agnelo Queiroz entregou novo centro cirúrgico do HRG e centro de saúde reformado
ARTHUR PAGANINI
Ao custo de aproximadamente R$ 1 milhão, o Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou, ontem, as obras de reforma do Centro de Saúde 1 e da ala cirúrgica do Hospital Regional do Gama (HRG). Referência para pelo menos 20 mil moradores dos setores Sul e Oeste da cidade, o centro de saúde conta agora com novas redes elétrica e hidráulica e pintura, além de espaços físicos readequados. Já o HRG ampliou de seis para nove as salas de cirurgia. Diariamente, cerca de mil pacientes dão entrada no hospital. Segundo a Secretaria de Saúde, 55% da demanda vêm de pacientes de Goiás.
Durante 10 meses, o Centro de Saúde 1 do Gama passou por reformas que resultaram em cinco novas salas de acolhimento e dois consultórios para atendimento aos pacientes do Saúde da Família. Também estão à disposição da população novos banheiros, salas de curativo e de medicação, farmácia, arquivo e laboratório. Na unidade, é oferecido atendimento nas áreas de pediatria, ginecologia, nutrição e assistência social, além de saúde da mulher, do idoso, imunização, grupo de tabagismo e terapia comunitária.
No HRG, as obras duraram quatro meses. O antigo centro obstétrico foi remodelado e passou a abrigar três novas salas de cirurgia. Com a reforma, o hospital poderá atender as especialidades de traumatologia, ortopedia, cirurgia vascular, ginecologia, obstetrícia, cirurgia geral, urologia, oftalmologia e demais emergências.
“Quando assumi o governo, encontrei este centro cirúrgico em condições precárias, de total abandono. Se era dia de chuva, chovia aqui dentro também. O forro estava totalmente mofado, em um ambiente que deve ser esterilizado. Hoje, entregamos uma reforma com padrão de hospital privado, que, espero, dará mais dignidade a pacientes e funcionários”, afirmou o governador Agnelo Queiroz.
Melhorias em núcleo rural
As mais de 2 mil famílias do Núcleo Rural Taquara, em Planaltina, receberam uma boa notícia. Ontem, o governador Agnelo Queiroz assinou ontem a ordem de serviço sobre a pavimentação asfáltica de 9 km da DF-230, que liga o núcleo rural ao bairro Arapoanga. As obras deverão ficar prontas em seis meses e incluem serviços de terraplanagem, drenagem pluvial e instalação de sinalização de trânsito. A região concentra cerca de 230 pequenos e médios produtores agrícolas, que produzem aproximadamente 450 toneladas de alimentos por mês. A obra foi orçada em R$ 9 milhões e deverá atenderuma reivindicação de, pelo menos, 30 anos, segundo o governo. Agnelo também se comprometeu em levar água encanada e rede de esgoto aos moradores do Taquara. A única escola pública da região também deverá funcionar em tempo integral a partir do segundo semestre."
Fonte e Imagem: Cofen.com