![](/fmanager/gelson/noticias/t/imagem3314_2.jpg)
Alunos recebem capacitação em Programa de Saúde
27/09/2012
Alunos recebem capacitação em Programa de Saúde
Jovens serão multiplicadores na prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis.
Cerca de 50 alunos da rede estadual de ensino estão sendo capacitados para serem multiplicadores na prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids) e Hepatites Virais, em suas escolas e comunidades.
Eles participam até esta sexta-feira (28), no Hotel Hollyday Inn, no São Francisco, de uma oficina para jovens multiplicadores nas temáticas do programa Saúde e Prevenção das Escolas, promovido pelas Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e Saúde (SES).
Segundo a coordenadora do Programa e Prevenção nas Escolas da SES, Sonia Ferreira, a atividade irá proporcionar a conscientização dos jovens através da ferramenta de comunicação utilizada cotidianamente entre eles no dia-a-dia, que é a linguagem particular dos adolescentes.
Estamos preparando esses jovens para agirem em suas comunidades usando a linguagem típica dos adolescentes. A nossa aposta é que dessa forma as orientações e a conscientização possam alcançar níveis consideráveis de inserção nos jovens, aumentando dessa forma o uso de preservativos no intuito de prevenir gravidez e DSTs , declarou.
Durante as oficinas os adolescentes receberam um kit de fascículos Adolescentes e Jovens para a Educação entre Pares, do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, do Ministério da Saúde. O material é destinado a adolescentes e jovens e tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento de ações de formação para promoção da saúde sexual e saúde reprodutiva, a partir do fortalecimento e da participação juvenil.
Os livros são compostos por texto básico, material de apoio, com informações variadas e/ou curiosidades sobre o que discutirá em cada oficina; letras de músicas; poesia e sugestões de filmes que mostram como o tema tem sido tratado em diversas manifestações culturais e em diferentes lugares, no Brasil e no mundo.
Para Rosiel Gomes Nascimento, aluno do Centro de Ensino Y Bacanga, a oficina possibilitará aos participantes a construção de diretrizes através dos conhecimentos pedagógicos, no intuito de buscar esclarecimentos que serão repassados para a comunidade em relação às DSTs, hepatites virais e gravidez indesejada. Estamos construindo um bom alicerce de conhecimento sobre a temática, que posteriormente iremos repassar para a nossa comunidade, buscando com isso a conscientização de jovens e adultos em relação ao sexo seguro , enfatizou.
Para Jefferson Plácido, gestor geral do C.E. Lúcia Chaves e facilitador das oficinas, esse momento é impar na parceria construída entre a Seduc e a SES. De acordo com ele, a temática deve sempre estar em evidência, visto que os índices que se referem às doenças sexualmente transmissíveis aumentam a cada ano.
As duas secretarias estão de parabéns pela iniciativa. A todo ano os índices comprovam que essas doenças sexualmente transmissíveis aumentam, e iniciativas como essa vêm justamente criar mecanismos que possam diminuir os males da falta de proteção , completou.
Fonte: Cofen.com
Imagem: Cofen.com