![](/fmanager/gelson/noticias/t/imagem4194_2.jpg)
Alunos de Harvard visitam projetos cearenses de saúde
14/01/2013
Alunos de Harvard visitam projetos cearenses de saúde
Grupo visitou o Movimento Saúde Mental Comunitária, no Bom Jardim
Pesquisadores da Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, estão no Ceará para conhecer instituições e projetos de saúde que deram certo. No Curso Colaborativo em Saúde Pública Harvard-Brasil, 15 estudantes da Harvard School of Public Health (Escola de Saúde Pública de Harvard) e 15 pós-graduandos brasileiros visitam, até o fim do mês, experiências como uma unidade de saúde da família e o Instituto da Primeira Infância (Iprede).
O curso acontece pela quinta vez no País e pela primeira vez no Ceará, coordenado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Hoje, o grupo visita um projeto de prevenção da aids em Beberibe, no litoral leste. Na manhã de ontem, os pesquisadores estiveram no Movimento Saúde Mental Comunitária (MSMC), no Bom Jardim.
O médico Manoj Easaw faz mestrado na escola de Saúde Pública de Harvard e diz que as expectativas que tinha antes de começar o curso já foram superadas. Indiano, Manoj afirma que pretende aprender com as experiências positivas no Ceará e levá-las para seu país e para os Estados Unidos, onde vive. Encantado com o envolvimento da comunidade do Bom Jardim no MSMC, o médico destacou a felicidade de quem participa do projeto.
Já a médica veterinária Carolina Murta de Castro, de São Paulo, enfatizou que, mesmo para os brasileiros, a realidade dos projetos cearenses é diferente e representa aprendizado. "Tudo que estou aprendendo aqui está sendo muito válido."
A professora Márcia Machado, coordenadora do curso e pró-reitora de Extensão da UFC, explica que o curso é um intercâmbio de saberes e experiências. Por isso, professores de Harvard também participam.
Pesquisadores como o especialista em tuberculose Jamie McGuire e a brasileira Márcia Castro, especialista em malária, ministram aulas e palestras para os pós-graduandos. "É uma troca de experiências. Eles, que têm expertise nessas temáticas relevantes como problemas de saúde pública aqui no Estado, vieram pra falar um pouco sobre o que eles estão trabalhando em termo de pesquisa", pontuou.
Segundo a professora, ao final do curso os alunos terão elaborado projetos de ação ou pesquisa que devem fortalecer a parceria UFC-Harvard.
Aprendizado
O padre Rino Bonvini, fundador do MSMC, destaca que a visita dos estudantes mostra que as comunidades podem promover conhecimento que chegue à academia. "Nós estamos contribuindo para gerar uma nova sabedoria. E essa sabedoria vem da comunidade, vem dos pobres", frisou.
Saiba mais
Os alunos foram escolhidos para o curso por meio de análise curricular e entrevista. Todos são pós-graduandos em Saúde Pública. O grupo permanece no Ceará até o dia 26 deste mês.
Segundo a professora Márcia Machado, entre as temáticas abordadas com os pesquisadores nas visitas e nas aulas estão o Programa Saúde da Família (PSF), no qual o Ceará é pioneiro, e as estratégias de promoção da saúde materno-infantil.
O MSMC, visitado ontem, nasceu em 1996 promovendo a abordagem sistêmica comunitária. A comunidade do Grande Bom Jardim participa de projetos de aprendizagem, cuidado e crescimento.
Por quê
ENTENDA A NOTÍCIA
O curso, que reúne professores e pós-graduandos brasileiros e estrangeiros, pretende ser uma troca de experiências e conhecimentos entre Brasil e Estados Unidos. O objetivo é gerar novas pesquisas que possam beneficiar a população
Serviço
Movimento Saúde Mental Comunitária
Endereço: rua Doutor Fernando Augusto, 609 - Bom Jardim
Informações: 85 3497 0892 e www.msmcbj.org.br
Fonte: Cofen.com
Imagem: Cofen.com