Acontece: Enfermagem, Hawaii em dose dupla, Niemeyer, Mundo afora e Tempos de cinema
19/01/2013
Acontece: Enfermagem, Hawaii em dose dupla, Niemeyer, Mundo afora e Tempos de cinema
Por Cláudia Simões em 19/01/2013
Enfermagem
O último sábado foi de aprendizado e vivência profissional para o grupo de alunas do Curso de Enfermagem do Iptan. Estudantes do 3º, 5º e 7º períodos, viajaram até Juiz de Fora onde participaram do Highlights de Enfermagem do 17º Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva. A programação científica, que durou o dia inteiro com intervalo para almoço e coffee break, incluiu três sessões temáticas com várias palestras cada. A primeira sessão temática “Estratégias para Cuidado Diferenciado em UTI” teve como mediador o enfermeiro da Santa Casa, Adilson Carvalho.
Wanderlaine Nascimento, Rosana Cunha, Gerluce Lima, Raquel Simões e Viviane Mendonça, do 7º período de Enfermagem: alunas aplicadas - Foto: Acervo Pessoal
Wanderlaine Nascimento, Rosana Cunha, Gerluce Lima, Raquel Simões e Viviane Mendonça, do 7º período de Enfermagem: alunas aplicadas – Foto: Acervo Pessoal
Hawaii em dose dupla
Quem gosta de Carnaval tem no próximo fim de semana motivo para ser feliz. Na sexta-feira, 25, o Athletic Clube dá a largada com o esperado Baile do Hawaii na praça de esportes do Segredo, que este ano tem uma novidade, foi tercerizado. No sábado, 26, é a vez do Minas, inaugurando uma grande noite na sede esportiva da Biquinha.
Athletic
Consolidado pelo sucesso dos últimos anos, o Baile do Hawaii do Athletic, ambientado na Praça de Esportes Antônio Ottoni Sobrinho, acontecerá na próxima sexta-feira e já é aguardado pela nova geração. Os veteranos tem lugar vip nos camarotes e as bandas são garantia de animação em todos os ritmos. Com a ajuda de São Pedro, será uma noite de pura animação. A organização do baile, neste ano, foi terceirizada, não estando a cargo da diretoria social do clube.
Minas
Quase centenário, o Minas Futebol Clube viveu tempos de glória. Presidido entre 1942 e 1946 pelo ex-atleta do clube, Tancredo Neves, foi palco das mais grandiosas festas da região, destacando-se, sobretudo, no futebol. No carnaval, marcou época reunindo gerações de são-joanenses no elegante Salão dos Espelhos. E é com o brilho dos velhos tempos e o vigor da nova administração que o Minas ganha a cena e anuncia seu pré-Carnaval 2013. Depois do sucesso do Rèveillon, a próxima parada será o Baile do Hawaii no próximo sábado, 26, na sede esportiva da Biquinha. Com infra-estrutura adequada, cobertura com tendas para o conforto dos foilões, Dj e banda, o Hawaii do Minas promete! Entre axé, marchinhas e muito samba, o Leão da Biquinha agitará o carnaval da cidade, como sempre fez. Ingressos antecipados na sede do clube a R$ 15 (sócio) e R$ 20 (não sócio). O novo presidente do Minas é João Neves.
Niemeyer
Inaugurada na última terça-feira, em prestigiado coquetel no Espaço Todeschini (Av. 31 de Março, 711), a mostra Traços do Brasil presenteou os são-joanenses com a exposição “Dessins e Croquis – O Poeta da Arquitetura em Paris” uma linda homenagem a um dos grandes gênios da arquitetura nacional: Oscar Niemeyer. “Traços do Brasil conta um pouco da história do homem, que escreveu, com suas linhas e ideias, importantes páginas do movimento modernista brasileiro e da identidade arquitetônica do país” diz o folder da exposição, que permanece até o dia 31 de janeiro, de 9 às 18h.
Mundo afora
Alguma ideia melhor para janeiro do que viajar? Muitos são-joanenses começaram o ano assim, estreitando laços com o mundo e tendo o privilégio de conhecer a costa da Califórnia (EUA), em duas semanas de viagem entre San Diego, na fronteira com o México, até San Francisco, ao Norte do Estado. Bem assessorados por Nilo Melo, viajante experiente, o grupo são-joanense visitou também Los Angeles, Santa Barbara, Carmel by the Sea, a charmosa cidade que já teve o ator Clint Eastwood como prefeito e Monterrey. A chegada ao Brasil está prevista para amanhã.
Grupo de amigos são-joanenses em Coronado Island, que é ligada à cidade de San Diego (ao fundo) por uma enorme ponte. Além da beleza, San Diego é considerada uma das melhores cidades para se viver no mundo - Foto: Acervo Pessoal
Grupo de amigos são-joanenses em Coronado Island, que é ligada à cidade de San Diego (ao fundo) por uma enorme ponte. Além da beleza, San Diego é considerada uma das melhores cidades para se viver no mundo – Foto: Acervo Pessoal
Tempos de cinema
Adolescente, a Mostra de Cinema de Tiradentes em sua 16ª edição, ganha ares de maturidade no respeito e repercussão conquistados, não só nacional, mas internacional. E mais, conquistou, sobretudo, a simpatia da população tiradentina e da região que contam os dias para a nova edição. Do morador que aprecia o movimento e não perde as exibições no mais democrático dos espaços, a praça, aos estudantes de Jornalismo da UFSJ, que têm nas oficinas oportunidade de crescimento profissional, a Mostra é ponto de convergência, crescimento e lazer. Provocadora, a temática 2013, Fora de Centro, revela novos cenários de produção audiovisual, longe da centralização do eixo Rio-São Paulo.
Coordenadora Geral da Mostra desde sua primeira edição e responsável pelo grande evento que aí está, a são-joanense Raquel Hallak diz que “ a Mostra de Cinema de Tiradentes é um dos raros locais em que existe a possibilidade de convergência de pessoas interessadas em ver, sentir, refletir o cinema descentralizado e expandido – um compromisso com a transformação social e política”.
Para a cerimônia de abertura, ontem, no Cine Tenda, estava prevista a presença da grande homenageada, a atriz Simone Spoladore, do secretário do audiovisual do Ministério da Cultura Leopoldo Nunes, da secretária de Estado da Cultura Eliane Parreiras, entre outras.
Logo após, festa para seletos convidados reuniria público vip. Entre eles o avô de Raquel Hallak, Acíbio Hallak, presença indispensável, a mãe Heleny, Carminha e Antonina Neves, Neide e Odete d’Angelo, entre muitos.
Ecos do Rèveillon - Já se escutam os tamborins do Carnaval em ensaios pela cidade, mas o glamour das festas de Rèveillon ninguém esquece. Na foto, Marielle e Felipe Cantelmo, Luana e Rodrigo Rodrigues no melhor estilo Ano Novo - Foto: Acervo Pessoal
Ecos do Rèveillon – Já se escutam os tamborins do Carnaval em ensaios pela cidade, mas o glamour das festas de Rèveillon ninguém esquece. Na foto, Marielle e Felipe Cantelmo, Luana e Rodrigo Rodrigues no melhor estilo Ano Novo – Foto: Acervo Pessoal
LUXO E LIXO
Luxo é o empenho de tantos profissionais, muitos trabalhando voluntariamente, na corrida contra o tempo, para que São João del Rei não deixe de ter o seu Carnaval com blocos e bailes pré-carnavalescos e, sobretudo, os desfiles das Escolas de Samba.
Lixo é a falta de datas fixas para o repasse de verbas municipais para os blocos e escolas de samba. Os recursos, liberados em cima da hora, dificultam e até mesmo inviabilizam o andamento e organização dos desfiles.
Fonte: Gazetadesaojoaodelrei.com
Imagem: Gazetadesaojoaodelrei.com