Faça uma busca abaixo:
Posso Ajudar?

A importância da mamografia

04/02/2013

"A importância da mamografia

Apenas 30% das mulheres brasileiras fazem esse exame regularmente

Clécio Lucena

Mastologista e membro da diretoria da Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (Sogimig)

A mamografia é o principal exame para diagnóstico precoce do câncer de mama. Quando realizado dentro dos padrões ideais de qualidade é capaz de reduzir a mortalidade por essa patologia em torno de 30% a 50%. Para incentivar o aumento do número de exames no país, considerado ainda baixo, hoje é comemorado o Dia Nacional da Mamografia. A data serve também para reforçar a importância do exame para prevenir o câncer de mama que é o mais comum entre as mulheres brasileiras. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados.

Para o câncer de mama, os fatores de risco são amplos e complexos, congregando aspectos genéticos, ambientais e comportamentais. Desses, um dos mais importantes está relacionado aos fatores comportamentais, ligados ao estilo de vida, como o uso de manipulações hormonais, obesidade, alcoolismo, sedentarismo e ausência de gravidez. Além do histórico familiar de alto risco para câncer de mama. Mas inegavelmente, ser mulher (homem também tem câncer de mama) é o mais importante fator de risco para a doença e também a idade, na sequência.

Mesmo com a investigação desses sintomas e fatores não há como prever o desenvolvimento da doença. Por isso, a importância do acompanhamento médico frequente e da realização de exames preventivos, entre os quais o mais relevante é a mamografia. Esse exame ainda é o melhor método para se diagnosticar o câncer de mama em uma fase inicial aumentando consideravelmente as chances de cura, que são da ordem de 90% nesse estágio. Todos os órgãos de saúde do mundo alertam o público feminino para a realização anual da mamografia a partir dos 40 anos de idade. Dependendo dos fatores de risco, o médico poderá recomendar uma programação diferente.

As mulheres que dependem da saúde pública devem procurar a unidade básica para fazer o acompanhamento específico do sexo feminino, o que acompanha o exame de mamografia. Uma auditoria feita pelo Ministério da Saúde, em maio de 2011, detectou que 85% dos mais de 1,5 mil mamógrafos existentes na rede pública estão em funcionamento, número duas vezes maior que o necessário para cobrir toda a população brasileira.

Mesmo com a divulgação e realização de todas as campanhas de incentivo para a prática do exame preventivo, ainda falta a conscientização das mulheres para a importância da realização periódica da mamografia. De acordo com levantamentos recentes, apenas 30% das mulheres fazem o exame. Por isso vale ressaltar, acima de 40 anos o exame de mamografia é de extrema importância na prevenção do câncer. Ele pode salvar vidas."

Fonte: Cofen.com

Imagem: I1.r7.com