Faça uma busca abaixo:
Posso Ajudar?

A audição por um fio

30/09/2012

A audição por um fio

Adolescentes que ouvem música com fones de ouvido são sérios candidatos a surdez precoce, aponta estudo da Universidade de Brasília

Por Gláucia Chaves

Na fila do ônibus, no metrô, na porta das escolas ou em qualquer outro lugar onde houver adolescentes, lá estarão os indefectíveis fones de ouvido. É claro que ouvir música com o aparato não é exclusividade de uma faixa etária, mas, de acordo com André Sampaio, otorrinolaringologista do Setor de Implante Coclear do Hospital Universitário de Brasília (HuB), os teens são os usuários mais assíduos dos tocadores de mp3 e afins. André foi orientador de uma dissertação de mestrado defendida em janeiro deste ano na Universidade de Brasília (UnB). Na pesquisa, o médico e sua orientanda, Valéria Gomes da Silva, constataram que 80% dos 134 alunos, entre 14 e 18 anos, analisados apresentavam algum tipo de alteração auditiva possivelmente causada pelo uso de fones.

Os aparelhinhos portáteis de som são tão difundidos que os pesquisadores tiveram dificuldade para encontrar jovens que não os usavam, de modo a ter uma amostra para fins de comparação. "Mais de 90% dos adolescentes fazem uso dos fones de ouvido", comenta o médico. Entre eles, as perdas auditivas são praticamente uma certeza. "Verificamos alterações no funcionamento das células", resume o especialista. "Essa exposição vai se somando, é cumulativa. Suspeito que essas pessoas vão perder a audição mais cedo que o esperado, que seria depois da sexta década de vida."

Fonte: Cofen.com

Imagem: Cofen.com