Faça uma busca abaixo:
Posso Ajudar?

RINS AMEAÇADOS

03/04/2013

"RINS AMEAÇADOS

Enfermidades complexas e que podem ser letais, as disfunções renais crônicas atingem cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil, segundo o último levantamento da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), feito em 2011. A estimativa equivale a 50 doentes renais para cada 100 mil habitantes, número inferior ao dos Estados Unidos (110 doentes para 100 mil) e ao do Japão (205/100mil). A pesquisa sugere ainda que a doença renal seja subdiagnosticada, o que significa que milhares de pessoas portam a enfermidade e não sabem.

Segundo a SBN, são 100 mil brasileiros em diálise, com uma taxa de internação hospitalar de 4,6% ao mês (por alguma complicação) e de mortalidade de 17% ao ano — nos Estados Unidos, a mortalidade chega a 25%. O custo anual somente com terapia renal substitutiva (hemodiálise, diálise peritoneal ou transplante) chega a R$ 2 bilhões. E o crescimento do número de pacientes com doença renal crônica é de 10% ao ano.

Outro dado alarmante, segundo a pesquisa, é que, entre a população brasileira maior de 18 anos, 23% são hipertensos; 5,6%, diabéticos; 18%, fumantes; 48% têm excesso de peso e 16% são obesos. Todos esses fatores afetam a função dos rins, essenciais na limpeza do sangue e responsáveis por controlar os líquidos dentro do organismo. A doença renal crônica é o comprometimento do funcionamento de toda essa engrenagem. Quando os rins param de funcionar, o paciente apresenta acúmulo de substâncias que deveriam ser eliminadas, provocando inchaço, acúmulo de água nos pulmões (levando à falta de ar), hipertensão, além de anemia, fraqueza, perda de apetite e acúmulo de potássio, que pode resultar em parada cardíaca e problemas ósseos."

Fonte: Istoepiaui.blogspot.com

Imagem: Portaldoprofessor.mec.gov.br