Intervenção federal na saúde do RN
19/09/2012
Intervenção federal na saúde do RN
Novo Jornal Em reunião com a governadora Rosalba Ciarlini, na tarde de ontem, representantes da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Médica Brasileira (AMB) disseram que irão solicitar a intervenção federal no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel e na rede de saúde do Rio Grande do Norte.
O que encontramos aqui é uma incapacidade local de resolver o problema. Então entendemos que o Ministério da Saúde e o governo federal devem entrar aqui numa intervenção que faça uma cogestão da resolução dos problemas , afirmou Aloísio Tibiriçá, vice-presidente da Fenam.
O secretário de Direitos Humanos da Fenam, José Roberto Murisset, que esteve no hospital na manhã de ontem, comparou a situação à de países como Vietnã e Afeganistão. Murisset diz que encontrou pessoas há meses esperando atendimento, enquanto outras estavam jogadas nos corredores, entre elas uma senhora com trauma ortopédico aguardando há duas semanas sentada ser atendida.
Ao ser informada sobre o pedido, a governadora Rosalba Ciarlini contestou a necessidade de intervenção. Argumentou que já pediu o apoio do Ministério da Saúde. Quando decretamos o estado de calamidade, eu fui ao ministro Alexandre Padilha. O Conselho de Direitos Humanos da Fenam falou de buscar medidas de apoio do ministério , afirmou.
Rosalba chegou a propor que, em vez de solicitarem a intervenção, as entidades enviassem um relatório ao governo estadual. A governadora reconhece a situação da saúde como preocupante, mas pede um prazo maior para que as questões sejam resolvidas. No fim deste período vocês verão a melhora. Eu estou lutando , ressaltou.
O Hospital Geral Walfredo Gurgel, que enfrenta a situação mais grave no Estado, possui 261 leitos no total. Conta com cinco Unidades de Terapia Intensiva, divididas em unidade clínica (10 leitos), unidade cirúrgica (9), pediatria (6), cardiologia (6) e dez vagas para os pacientes em recuperação.
Fonte: Cofen.empauta.com
Imagem: Jornaldehoje.com