Faça uma busca abaixo:
Posso Ajudar?

Em alguns casos, o SUS é mais rápido

18/09/2012

  Em alguns casos, o SUS é mais rápido

Fernando Silva

Tubarão

A saúde sempre foi uma das maiores preocupações para as pessoas. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) é um importante mecanismo de atendimento à população. Na teoria, o SUS deveria garantir consultas, exames, internações e tratamentos para todos os cidadãos. Mas é evidente que a realidade é outra.

A demanda é imensa, assim como as reclamações, especialmente em função da demora em algumas especialidades médicas. Como alternativa, quem pode prefere contratar planos de saúde. Contudo, ter um convênio particular não garante rapidez no atendimento. Em Tubarão, conforme dados da secretaria de saúde da prefeitura, dependendo da especialidade buscada pelo cidadão, o agendamento da consulta pelo Sistema Único.

"Sofremos uma pressão grande do usuário do SUS. As pessoas são exigentes com a saúde e com o atendimento. Isto faz com que busquemos mecanismos para assistir, e bem, o maior número de pessoas no menor tempo possível. Hoje, na cidade, o tempo de atendimento pelos planos de saúde e pelo SUS é igual, e em algumas situações conseguimos acelerar o processo da consulta", afirma o secretário de saúde da prefeitura Daisson José Trevisol.

Em algumas especialidades, completa Daisson, o cidadão não espera mais de duas semanas para conseguir a consulta pelo SUS. Já nos planos, em alguns casos a mesma consulta pode levar um mês ou até mais para ser agendada.

Em Tubarão, as consultas nas especialidades de ginecologia, otorrinolaringologia e ortopedia, por exemplo, são rapidamente agendadas. A consulta ocorre, no máximo, até 30 dias depois. Nos planos, é um mês para tentar marcar uma hora no médico. E em alguns casos há vaga para somente 30 dias depois disso, ou seja, são dois meses de espera.

Reclamações no Procon

Segundo informações do Procon de Tubarão, não existe um número tão expressivo de reclamações quanto ao atendimento dos planos de saúde. A maioria dos contatos são feitos por consumidores que questionam o contrato. "Geralmente o usuário vem reclamar quando busca um determinado atendimento e descobre que seu plano de saúde não cobre. É por isso que as empresas que oferecem o serviço, devem orientar e apresentar de forma clara e transparente os termos do contrato para o cidadão", orienta a coordenadora do Procon de Tubarão, Reuneuza Marinho Borba.

Tempos de espera

A secretaria de saúde de prefeitura de Tubarão realiza agendamentos de consultas sempre ao fim de cada mês. É importante lembrar que a população deve, primeiro, buscar auxílio em um posto de saúde. De lá, o encaminhamento para o médico é feito conforme a necessidade. Por exemplo: o cidadão marca a consulta no dia 30 deste mês para o próximo. A visita ao especialista pode ocorrer já no dia 1º, ou para o dia 5, 10, 20. Não há uma data específica para cada especialidade. Em casos urgentes e de emergência, o paciente é encaminhado instantaneamente ao médico, sem tempo de espera.

Espera na emergência

Sentado do lado de fora do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, Valério Bruno aguardava pacientemente o horário de visitas para ver a esposa internada. Ele conta que, mesmo com o plano de saúde, enfrentou dificuldades para conseguir auxilio. "Chegamos na quinta-feira passada, perto das 15h30min, e tivemos que esperar até as 19 horas para que minha esposa fosse atendida e internada. Isso é de dar raiva porque eu pago o plano justamente para não ter que esperar", reclama Valério. Segundo ele, a última vez que usou o plano foi há 19 anos, quando fez o parto do filho. "Espero que o plano cubra os exames e tudo o que precisarmos. Não é fácil", preocupa-se Valério.

Os atendimentos no Hospital Nossa Senhora da Conceição

Em Tubarão, o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) realiza procedimentos hospitalares das duas formas: particular e pelo Sistema Único de Saúde, ao qual a instituição é conveniada. Os números de atendimento do ano passado demonstram que, apesar do crescimento dos contratos com planos de saúde, a grande maioria da população busca o SUS para receber atendimento médico, cirurgias e internações.

Internações

Total: 19.405

SUS: 13.283

Convênios e particular: 6.122 Atendimentos ambulatórios

Total: 147.506

SUS: 108.864

Convênios e particular: 38.642 Cirurgias

Total: 10.835

SUS: 6.956

Convênios e particular: 3.879 Exames de diagnóstico

Total: 189.037

SUS: 133.820

Convênios e particular: 55.217

Fonte: Cofen.empauta.com

Imagem: Einstein.br